Centro de custo. Saiba por que é uma métrica importante para sua empresa

Centro de custo. Saiba por que e uma metrica importante para sua empresa

Centro de custo é um modelo que pode ser utilizado para obter informações detalhadas sobre as receitas e despesas de uma empresa.

Em alguns sistemas de gestão (como o UpGestão), existe a função “centro de custo” que reune informações de entrada e saída, além de outras despesas e receitas, garantindo um maior controle de suas operações.

É de extrema importância essa métrica dentro de uma empresa para a tomada de decisões estratégicas. Imagine que uma empresa necessita fazer uma conferência detalhada de suas despesas pois seu saldo não bate.

Com essa métrica e um sistema de gestão isso será possível, pois existem relatórios detalhados sobre as entradas e saídas, de acordo com as notas fiscais emitidas ou importadas.

A gestão por centro de custo reduz as incertezas

Mesmo quem não é um especialista em gestão sabe que empreendedores e administradores precisam gerir a saúde financeira dos seus negócios com muito cuidado.

Ao se compreender os resultados dos processos, áreas ou projetos, é possível tomar decisões embasadas em evidências, não só em percepções ou narrativas.

Os empresários precisam saber em que área ou projeto ou, ainda, em que processo específico existe a necessidade de se reduzir despesas, onde elas foram gerados, ou não, os lucros esperados, e mais: se está no momento de desistir de um projeto. 

Realmente, tomar decisões com total segurança não é algo tão simples, mas quando o gestor monitora e controla os centros de custo do seu negócio, o nível de incertezas diminui, o que permite o aumento dos acertos.

Tomada de decisões através do centro de custo
Tomada de decisões através do centro de custo

Isso ocorre uma vez que será dada prioridade ao orçamento e à tomada de decisões de crescimento, manutenção, cancelamento de projetos ou fechamento de linhas de produção.

Mas o que são centros de custo e como organizá-los? 

O papel dos centros de custo 

Os centros de custo podem ser unidades de negócios distintas, departamentos, projetos, processos, enfim, qualquer subdivisão gerencial de um negócio.

Com eles é possível monitorar e controlar, por meio de medições, o uso de recursos do negócio.

Por exemplo, para se saber quanto se gasta em cada área, é preciso que ela seja medida como um centro de custo independente: marketing, vendas, recursos humanos, suporte, desenvolvimento de produtos etc. 

É importante notar que o gestor não é um simples “burocrata” quando monitora e controla os centros de custos, pois ele está utilizando essa ferramenta a favor de sua empresa.

Quando se tem monitoramento e controle da entrada e saída do dinheiro, a gestão financeira está cumprindo o seu papel fundamental: gerir a saúde financeira da organização. 

Os centros de custo e a análise financeira 

Um processo mais técnico para o qual o centro de custo tem papel preponderante é a análise financeira.

Dependendo da complexidade da operação e da gestão do negócio, a empresa deverá contar com uma ferramenta de gestão que seja adequada à sua demanda.

Isso facilita a alocação das despesas e contribui para o modelo de gestão do negócio. Mas, em qualquer caso, essa alocação é feita nos centros de custo predefinidos.  

Quando não se tem um centro de custo, os analistas financeiros têm que avaliar, em seu dia a dia, situações que podem ser mais delicadas. Veja o exemplo: a conta de energia elétrica de uma unidade de produção.

Para o fornecedor, o consumo de um determinado endereço é único, mas naquele local existem escritórios, laboratórios, oficinas, departamentos diversos, o que faz com que seja quase impossível saber quanto cada um deles contribuiu para aquele consumo que está sendo cobrado.  

O que fazer, gerencialmente, para se distribuir o custo daquela conta compartilhada por vários centros de custo?

Existem muitas formas de se chegar à resposta desejada, uma delas é analisar os centros de custo e fazer um rateio do valor da conta de forma proporcional.

Cada caso deve ser analisado de acordo com as suas particularidades, mas o controle dos centros de custo certamente ajudará os gestores e seus analistas a tomarem a melhor decisão.

Centro de custo. Saiba por que é uma métrica importante para sua empresa

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. 

Olá! Preencha os campos abaixo para
iniciar a conversa no WhatsApp