Todos os microempreendedores individuais, independente de prestarem serviços ou atuarem na área de comércio, possuem uma única preocupação, que é a gestão financeira da empresa! Por isso, saber como controlar as finanças do MEI é algo que está sendo procurado diariamente por empreendedores que estão entrando no mundo corporativo agora.
Uma coisa é certa, para conseguir sobreviver no mercado, o MEI precisa estar de olho aberto em todos os aspectos corporativos, desde a gestão financeira do negócio, até nas estratégias que serão abordadas para aumentar o capital da empresa.
Então, meu querido leitor, no decorrer deste artigo completo sobre como controlar as finanças do MEI, você conseguirá conferir as melhores dicas presentes na internet! Elas irão auxiliar você a manter seu negócio organizado. Você está preparado?
Aprendendo como controlar as finanças do MEI
O microempreendedor precisa ter um bom controle das suas finanças, e uma dica extra que iremos dar para você conseguir finalmente ter uma boa gestão financeira é: busque um sistema ERP de qualidade! Afinal, um sistema ERP tem o potencial de auxiliar totalmente nas finanças de um negócio.
Existe um sistema no mercado que pode ajudar na criação de DRE, o que é bastante importante para um negócio que está iniciando.
Para quem não sabe, o DRE é um demonstrativo que é capaz de trazer à tona todos os dados financeiros da empresa, mostrando se a mesma teve lucros, gastos ou perda de capital no período consultado através do demonstrativo.
Iremos ver mais sobre esse sistema bastante completo no decorrer do artigo. Mas por hora, vamos voltar para o principal assunto sobre como controlar as finanças do MEI facilmente!
Primeiro passo para aprender como controlar as finanças do MEI
O primeiro passo que deve ser dado para conseguir aprender como controlar as finanças do MEI, é manter as finanças da empresa e as pessoais separadas.
É bastante comum as pessoas acabarem misturando as duas e, consequentemente, não conseguirem controlar as finanças do negócio, levando a um “rombo” no capital da empresa.
Portanto, meu querido leitor, é muito importante você ter a noção de que as duas finanças não devem se misturar de forma alguma.
Um ato que ajuda a impedir que as finanças se juntem, é a criação de uma conta PJ destinada apenas para o recebimento de dinheiro derivado da empresa. Dessa forma, você poderá controlar todo o dinheiro que irá para o pessoal e também ficará mais fácil no momento de realizar a declaração do imposto de renda.
Mantenha anotado todas as transações da empresa
A segunda dica sobre como controlar as finanças do MEI é algo um pouco mais complicado. Entrada de capital, saída de valores, tudo isso deve ser anotado para que em um futuro próximo, você consiga colocar os números “contra a parede” e assim, ver de perto o quanto de lucro sua empresa faturou no mês vigente.
Possuindo todas as anotações detalhadamente será capaz de conferir também quais datas foram as que sua empresa teve mais lucros e assim, criar estratégias para que o lucro duplique futuramente.
Linhas de crédito podem ajudar mas também podem ser uma perdição
Para você finalmente ter todos os pontos principais que determinam como controlar as finanças do MEI corretamente, é importante ter noção de que as linhas de crédito podem ser aliada ou inimiga em alguns casos.
Uma das vantagens mais atrativas na modalidade MEI, são as linhas de crédito facilitado que os bancos oferecem para os microempreendedores individuais.
Mas é claro que tudo tem seu preço e, caso contrate um desses serviços e não realize o pagamento no dia correto, as multas que devem ser pagas chegam a valores gigantescos.
Por esse motivo que as linhas de crédito podem tanto ajudar, quanto ser uma perdição, tudo dependerá de como você irá utilizá-las, e se você será capaz de pagá-las.
Não gaste mais do que você ganha
Muitos trabalhadores quando aderem ao MEI, começam a ganhar mais dinheiro porque ter uma empresa formalizada e com CNPJ ativo é capaz de proporcionar ao consumidor uma maior confiança.
Então, com esses lucros mais altos, em alguns meses o MEI pode receber valores altos e acabar achando que todo mês vai ser assim, mas, é importante informar que trabalho autônomo de prestação de serviços ou vendas de produtos têm variações nos lucros e caso você gaste muito mais do que você recebeu no mês, poderá complicar a situação da sua empresa.
Por esse motivo é bastante importante manter sempre uma margem de gastos mensais que você irá decidir com base no faturamento médio que você possui mensalmente.
ERP da UpGestão é primordial para controlar as finanças
Anteriormente falamos sobre alguns benefícios que um sistema ERP pode trazer para uma empresa, e para complementar aquelas informações, devemos falar sobre o sistema que está conquistando o Brasil atualmente.
Quando falamos sobre como controlar as finanças do MEI, o sistema ERP da UpGestão deve ser o primeiro sistema a se passar na mente do brasileiro, isso se dá por conta de toda a eficiência e segurança que esse software pode proporcionar para um negócio! Para saber mais, não deixe de acessar nosso site ou realizar um teste grátis agora mesmo clicando a seguir.