Tudo sobre o Empreendedor Individual (MEI)

empreendedor-individual-3

Ser um empreendedor individual sempre foi algo extremamente benéfico para diversos empreendedores, e após as mudanças que aconteceram no decorrer dos anos, milhares de trabalhadores informais, decidiram se formalizar para ter direito aos benefícios MEI.

Se você ainda não conhece tudo sobre o empreendedor individual (MEI), neste artigo de hoje, iremos abordar amplamente diversos tópicos interessantes sobre o assunto. Portanto, meu caro leitor, fique ligado em todas as informações que serão apresentadas a seguir, certamente elas irão agregar valor ao seu conhecimento.

Conhecendo tudo sobre o empreendedor individual

Os brasileiros que estão buscando ter seu próprio negócio, enxergam o MEI como a porta de entrada para realizar esse objetivo. Afinal, o empreendedor tem muitas facilidades e benefícios que estão atraindo cada vez mais o trabalhador informal.

Mas para conseguir atuar como MEI, existem alguns requisitos muito importantes, sendo o principal, não contar com nenhuma sociedade. Porém, isso é assunto para outra hora, neste exato momento, vamos ver de perto o que é um empreendedor individual?

empreendedor-individual
Conhecendo melhor o MEI.

Entendendo o que é empreendedor individual

O MEI conhecido como microempreendedor individual, é quem se formaliza e então cria sua empresa do zero sozinho, ou seja, sem nenhum tipo de sociedade. Entre os benefícios existentes para essa categoria de empreendedor, o mais notável é o baixo valor pago referente aos impostos. 

Outros pontos importantes, é que o MEI consegue ter a maioria dos benefícios que uma pessoa jurídica possui, seja CNPJ para emissão de notas fiscais, até o acesso a linhas de crédito facilitadas.

Por isso, o MEI está sendo almejado em todo o território nacional, mas antes de entrar neste universo de empreendedor, é extremamente necessário conferir se o trabalho que será exercido pela sua microempresa está de acordo com as normas do MEI, além de precisar conferir se a função que será feita por você se enquadra na extensa lista de atividades.

Após atualizar essa lista de funções, dezenas de trabalhos que antes não se enquadram no quesito MEI, foram adicionados, por conta disso, é extremamente impossível não ficar de olho nessa lista. Algumas atividades presentes atualmente no MEI são:

  • Cabeleireiros;
  • Eletricistas;
  • Jardineiros;
  • Motoristas de aplicativos;
  • Pedreiros;
  • Vendas de Produtos de beleza;
  • Materiais de construção;
  • Artesões;
  • Redação.

Existem muitas outras funções, mas por conta da lista de atividades MEI ser bastante extensa, para saber mais sobre, é necessário acessar o site do Governo Federal.

MEI dividido em setores

Para sanar todas as dúvidas sobre o empreendedor individual, separamos a seguir quais são as funções desempenhadas por cada setor de negócios.

Comércio

Para o empreendedor abrir um comércio, é necessário estar incluso em suas atividades MEI, as vendas em geral. Existem muitos profissionais atualmente exercendo suas profissões como vendas de produtos de beleza, vendas de roupas e alimentos, através do MEI.

Antigamente, milhares de trabalhadores que desempenhavam essas funções, trabalhavam como informais, porém, graças às mudanças que houve no MEI, eles estão tendo todos os benefícios possíveis, até o direito de se afastar por licença maternidade e se aposentar no futuro.

Prestação de serviços

Para se enquadrar no quesito de empreendedor individual na prestação de serviços, há um requisito que deve ser atendido pelo profissional. Esse requisito é: oferecer a mão de obra física ou intelectual em troca de pagamento. 

Portanto, milhares de trabalhadores que exercem atividades para a web estão se tornando MEI. Além destes, pedreiros, cabeleireiros, eletricistas e muitas outras profissões, estão presentes no setor de prestação de serviços. Logo, até mesmo o encanador que atuava por conta na informalidade, atualmente pode ter seu CNPJ, prestar seus serviços e ainda emitir notas fiscais para seus clientes.

empreendedor-individual-2
Empreendedor individual MEI.

MEI industrial

Nesta categoria MEI, estão presentes os profissionais que atuam na produção, criação e fabricação de produtos. Para o profissional estar neste setor de atividades MEI, não necessariamente ele precisa também vender seus produtos, que no caso, pode ser feito por terceiros do setor comercial.

Apenas ao realizar atividades de produção, a pessoa pode se registrar como um empreendedor individual com foco na indústria.

Após entregar essas informações, para sanar uma dúvida recorrente que poderá vir assolar você futuramente, devemos ressaltar que o governo federal é bastante flexível, e por conta disso, o MEI, pode alterar suas funções quando desejar. Para isso, basta acessar o site do do Governo Federal, e realizar a atualização de seu cadastro facilmente.

Uma informação extra bastante importante

Se você está desejando se tornar um empreendedor, conhecer a ferramenta que irá agregar valor ao seu negócio é extremamente importante. Então, estar de olho no melhor sistema ERP do mercado brasileiro atualmente, é necessário.

Essa ferramenta disponibilizada pela nossa equipe UpGestão consegue proporcionar eficiência, independente dos tipos de atividades que serão exercidas em seu MEI. Por isso, meu caro empreendedor individual, realizar notas fiscais, relatório DRE, e ter um excelente controle sobre os dados dos clientes, poderão ser fatores primordiais para que o sucesso do seu MEI venha à tona.

Empreendedor-Individual

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. 

Olá! Preencha os campos abaixo para
iniciar a conversa no WhatsApp