A análise de fluxo de caixa é uma métrica importante para o seu negócio?

A analise de fluxo de caixa Banner

Geralmente utilizamos a análise do fluxo de caixa para fazer a previsão de entradas e saídas, prevenindo assim surpresas relacionadas à despesas não planejadas.

Podemos analisar, dessa forma, se a empresa possui caixa o suficiente para cobrir as despesas, e bolar estratégias para conseguir mais dinheiro, além de poder planejar um fundo de emergência para despesas surpresas.

A importância da análise de fluxo de caixa

A demonstração do fluxo de caixa é a apresentação financeira sobre as entradas e saídas de caixa (de dinheiro) de uma empresa ou pessoa física durante um determinado período e é utilizada para fazer a análise de fluxo de caixa.

No entanto, devemos considerar que a demonstração do fluxo de caixa complementa outros dados que nos permite fazer uma análise de fluxo de caixa decente.

Para que consigamos entender melhor, ela é tão importante quanto o demonstrativo de resultados e o balanço patrimonial para análise da saúde financeira da empresa.

Sem a demonstração de fluxo de caixa, pode ser difícil para nós termos uma análise precisa do seu desempenho.

A demonstração de resultados informará quanto de despesas você pagou em um período e o balanço patrimonial informará quanto você deve.

Mas somente a demonstração do fluxo de caixa informará o montante de dinheiro consumido neste cenário.

A declaração de renda registrará vendas e lucros, mas é a declaração de fluxo de caixa que o alertará se essas vendas não estavam gerando caixa suficiente para cobrir as despesas.

Existem vários formatos para apresentação do fluxo de caixa e 3 áreas principais a serem controladas.

Elas são “operações”, “atividades de investimentos” e “atividades financeiras”.

Caixa de uma loja de jóias
Entrada de caixa

Operações envolvendo a análise do fluxo de caixa

O fluxo de caixa das operações representa o principal tipo de entrada e saída de caixa para um negócio.

O dinheiro vem dos clientes e sai para pagar as despesas, incluindo o estoque.

Ao pensar em influxos de caixa das operações, pode ser útil lembrar que não é uma medida de receita.

Uma empresa pode vender R$ 1 milhão este mês e essa venda poderia gerar zero lucro em dinheiro a curto prazo se o valor total for vendido com prazos de crédito de 60 dias.

demonstração de resultados mostrará as receitas, enquanto o balanço mostrará um aumento nas contas a receber, mas não haverá entrada de caixa dessa atividade.

Como sua empresa precisará gastar dinheiro agora para cumprir o pedido.

Para isso, é importante garantir que você tenha dinheiro suficiente – ou acesso ao dinheiro – para evitar uma crise de liquidez.

Imagine que as informações do seu negócio se encontram erradas? De certa forma, seria impossível de se ter informações o suficiente para a melhor tomada de decisões.

Atividades de Investimento sobre a análise do fluxo de caixa

O fluxo de caixa de atividades de investimento representa principalmente os fluxos de compra ou venda de ativos fixos.

Também inclui outras atividades menos comuns relacionadas aos investimentos, mas seu foco principal são as receitas, propriedades e equipamentos.

O dinheiro dessas atividades é separado das operações porque tende a ou ser para planejamentos de longo prazo e não estão diretamente relacionados às operações de caixa do dia-a-dia de uma empresa.

Uma empresa que consome grandes quantias para fins de investimentos indica que está investindo em crescimento futuro, que consome dinheiro.

Se o caixa das operações não for suficiente para cobrir as atividades de investimento, outro tipo de fluxo de caixa pode ser útil.

Atividades de Financiamentos

O fluxo de caixa das atividades de financiamento representa fluxos “de” e “para” financiadores de terceiros.

Ela consiste em dinheiro relacionado à dívida, como recursos e pagamentos de empréstimos.

Também cobre o fluxo de caixa relacionado à patrimônios, como compras de ações e dividendos.

O fluxo de caixa das atividades de financiamentos ajudam a calcular quanto de dinheiro a empresa está gerando em uma base líquida de terceiros, em oposição ao dinheiro das operações em andamento.

Sua empresa possui uma forma de fazer a análise de forma precisa do fluxo de caixa com demonstrações periódicas de fluxo de caixa e análise mais profunda da sua saúde financeira? Pois deveria começar a se preocupar!

O UpGestão é um Software de Gestão Online que te permite ter acesso à sua empresa a qualquer momento a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Ele permite verificar como está o seu fluxo de caixa e se precisa tomar alguma ação, quando necessária.

Um fluxo de caixa saudável e sustentável é primordial para o seu negócio crescer e perdurar por muitos anos.

Experimente agora mesmo o UpGestão por 7 dias grátis, e confira como é fácil fazer o controle do fluxo de caixa, a gestão de estoque da sua empresa, emissão dos documentos fiscais de NFe, Cupom Fiscal, do provisionamento de contas a pagar e cobrança automatizada das contas receber, conciliação bancária e de cartão de crédito.

A análise do fluxo de caixa tem papel importante nas empresas

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.