O papel da gestão financeira no sucesso da empresa

O papel da gestao financeira no sucesso da empresa

Certamente, o papel da gestão financeira no sucesso de uma empresa não é simples. Ele consiste em coletar dados, analisar e montar estratégias de melhorias contínuas.

A gestão financeira deve ser levada a sério, utilizando de ferramentas de gestão e entendendo cada etapa que compõe essa área bastante importante para o sucesso de um negócio.

Os empresários sabem a importância de uma boa gestão financeira para que as decisões sejam sempre tomadas com a segurança necessária.

Escolhas assertivas são aquelas em que o problema é encarado com coragem e consideração.

Ou seja, no caso das finanças, se estiverem equilibradas, o empresário tem boa parte das condições ideais para considerar o problema e escolher a dose de prudência e de coragem para resolvê-lo.

Não há dúvidas de que, embora os envolvidos na gestão estejam cientes da importância dos processos financeiros e do quanto eles são críticos para a sobrevivência das empresas, nem todos têm consciência de quais são esses processos, se são executados ou, até mesmo, como isso acontece. 

Conferência financeira
Contadora fazendo conferência financeira

Por que levar muito a sério o papel da gestão financeira 

Não é desconhecido o fato de que o alto índice de mortalidade dos negócios, no Brasil, é um problema sério.

Em 2020, o SEBRAE detectou, por meio da pesquisa “Sebrae: pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade” (Agência Brasil), que a taxa de mortalidade das empresas de pequeno porte está em 17%.

E as das micro empresas em 21,6% e a dos microempreendedores individuais (MEI) está em preocupantes 29%.  

Certamente a instabilidade do mercado, em virtude da pandemia, impactou muito as empresas, em especial as de pequeno porte, chegando aos 40%.

No entanto, a maior parte permanece alegando motivos já imagináveis: baixo volume de vendas, falta de clientes e, principalmente, falta de capital de giro. 

A falta do capital de giro é uma questão determinante para a sobrevivência dos negócios, mas antes de correr em busca de financiamento para solucionar esse entrave, é preciso conhecer, em detalhes, como está a saúde financeira da empresa. 

De que forma, portanto, é possível obter essa informação? Aqueles que responderam “executando, com segurança, os processos de gestão financeira”, estão de parabéns.

Sendo assim, é preciso conhecer cada um dos processos típicos de gestão financeira. Vamos a alguns deles: 

Faturamento – Talvez o mais básico, nas finanças, seja conhecer o faturamento ou, em outras palavras, saber quanto entrou de dinheiro. Gerencialmente, é esse processo que controla as vendas, emite e confere as notas fiscais e, com base nele, permite contratar a logística, controlar o estoque e gerenciar as contas a pagar e a receber. 

Contas a pagar – Também básico, é necessário ter “na ponta da escrita” os pagamentos assumidos, fornecedores e datas de vencimento. Essa relação também é um recurso para a gestão do fluxo de caixa. 

Contas a receber – Esse processo e o de contas a pagar estão conectados. Tudo o que é e deve ser recebido deve estar registrado, servindo como recurso para as decisões que serão tomadas ao se analisar o fluxo de caixa. 

Fluxo de Caixa – A gestão do fluxo de caixa é o mapeamento e controle de contas a pagar e a receber.

Por meio desse processo é possível apurar o saldo disponível e fazer uma análise, com projeções diárias, de forma que seja possível compreender quando e quanto usar do capital de giro.

Ao projetar os recebimentos e pagamentos, o gestor tem condições de prever a saúde financeira do negócio e tomar as decisões antecipadamente. 

Captação de Recursos – No momento em que o gestor identifica fraquezas financeiras ou alguma oportunidade de realização de novos negócios, é necessário buscar aportes financeiros para o caixa.

Quanto maior a antecedência, maior a possibilidade de tomar boas decisões e, se necessário, realizar boas negociações. 

Orçamento – A gestão orçamentária é aquela em que se estrutura um plano para melhorar a geração de receita e otimizar a despesa. Um orçamento consciente deve projetar cenários possíveis e analisar os resultados prováveis.

A partir disso, um plano de execução deve ser desenvolvido, executado e monitorado. 

Finanças e o sucesso do negócio 

O empreendedor deve estar atento a esses e mais outros processos que impactam, diretamente, as decisões que envolvem as finanças da empresa.

Por exemplo. Administrar estoque e materiais, aplicar recursos financeiros excedentes, analisar capacidade de pagamento de clientes, gerir a inadimplência e traçar planos de recuperação de créditos perdidos ou em atraso, realizar relatórios de monitoramento e controle dos resultados cruzando os dados dos processos envolvidos. 

Para quem começa a jornada como empreendedor, talvez possa parecer complexo, mas os empresários e analistas concordam que uma boa capacitação em negócios e a adoção de uma boa ferramenta de gestão financeira tornam mais segura, e até mesmo prazerosa, a atividade de gerir a empresa.

Se é possível fazer isso e, assim, aumentar a riqueza e reinvestir o lucro, pode-se concluir que o sucesso do negócio passa, necessariamente, por uma boa gestão financeira.

O papel da gestão financeira no sucesso da empresa

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. 

Olá! Preencha os campos abaixo para
iniciar a conversa no WhatsApp