Existem dois relatórios contábeis que todo empreendedor possui dúvidas sobre como funciona, e também dúvidas sobre quais são os benefícios de realizá-los periodicamente em seu negócio. E pensando em ajudar todos os empreendedores iniciantes a conhecer as vantagens, e também a descobrir qual é a diferença entre o balanço patrimonial e DRE, trouxemos esse artigo completo que irá abordar esse assunto delicado.
E tendo noção do quanto o balanço patrimonial e DRE podem auxiliar ativamente na gestão do negócio como um todo, nós ficamos ainda mais curiosos para descobrir quais pontos distinguem cada um desses relatórios, e também quais são as finalidades de cada um. Você está preparado para descobrir? Então sem mais delongas, vamos nessa!
Balanço patrimonial e DRE
Quase todos os empreendedores iniciantes acham que o balanço patrimonial e DRE são apenas demonstrações contábeis sem finalidades, e que por serem obrigatórios, todas as empresas fazem apenas por esse motivo.
Mas não é bem assim, afinal de contas, existe uma grande porcentagem de empreendedores que conseguiram fazer desses dois relatórios, um grande aliado na gestão do seu negócio, e isso foi possível apenas utilizando uma boa análise de dados. Realizar essa análise profunda sobre os demonstrativos, vai auxiliar na tomada de decisão do empresário para conseguir aperfeiçoar o modo de gerir sua empresa.
Por conta deste motivo exclusivo, esses relatórios se tornaram extremamente importantes para os empreendedores que buscam o aperfeiçoamento do seu negócio diariamente. Então meu caro empreendedor, se você quer que seu negócio tenha uma certa vantagem sobre seus concorrentes, e também que a gestão empresarial em vigência melhore, conhecer a fundo cada um desses demonstrativos é essencial.
Conhecendo melhor o balanço patrimonial
Podemos dizer que o balanço patrimonial e o DRE compartilham algumas informações similares, porém esse demonstrativo em específico utiliza todos os dados que a empresa possui desde a sua abertura para alcançar a situação patrimonial que a empresa tem em tempo real. Em outras palavras, o balanço patrimonial consegue trazer à tona a situação dos passivos, ativos e o mais importante, o patrimônio líquido do empreendimento.
Esse relatório em específico geralmente é feito anualmente, mas nada impede que o empresário busque realizá-lo por mais vezes, para acompanhar de perto como está indo a situação financeira da empresa. O motivo que levou diversos empreendedores a começar a utilizar esse documento como um aliado, foi a sua obrigatoriedade explícita no artigo 175 da lei 6.404/706, onde falam que ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar obrigatoriamente uma série de demonstrativos financeiros.
Se aprofundando no DRE
Esse relatório chamado Demonstração de resultado do Exercício, é um relatório altamente benéfico para qualquer empreendedor. Pois através dos dados obtidos neste demonstrativo, o empresário pode tomar diversas decisões que poderão impactar positivamente em sua maneira de gerir a empresa e, consequentemente, estar mais perto de alcançar o sucesso do negócio.
O DRE é capaz de revelar todo o lucro que a empresa obteve em um certo período, inclusive, ele também pode revelar se a empresa teve prejuízos e também mostrar em quais áreas da empresa estão ocorrendo mais gastos com despesas, sejam elas matéria prima, ou ferramentas para criar um produto.
Após termos conhecido um pouco mais sobre cada um desses demonstrativos altamente importantes para qualquer empreendimento, devemos ver de perto qual é a diferença do balanço patrimonial e DRE, não é mesmo? Então, continue a leitura.
Diferenças entre os demonstrativos
O primeiro ponto em que podemos notar a diferença entre o balanço patrimonial e DRE, é seu período, afinal enquanto o balanço patrimonial consegue abordar todo o histórico da empresa, o DRE consegue trazer apenas a situação de um certo período à tona.
Além dessa diferença entre o tempo de cada um dos relatórios, também podemos ver nitidamente que suas finalidades são um tanto quanto distintas. Porque enquanto o DRE aborda o lucro líquido, o balanço patrimonial complementa as informações do DRE, e consegue exibir a atual situação patrimonial além do patrimônio líquido completo.
Como pode-se imaginar, as contas para cada um dos demonstrativos citados também possuem grandes diferenças. Porém, o que podemos destacar é que existe uma única similaridade entre os relatórios, que é a capacidade deles de conseguir auxiliar o empreendedor na realização de estratégias para aumentar os lucros totais da empresa.
Logo, se você conseguiu entender todas as diferenças entre o balanço patrimonial e DRE, e viu também o quanto esses demonstrativos são importantes para seu negócio, não deixe de aprender mais sobre como utilizá-los em seu negócio como aliados.
Não poderíamos deixar de mencionar que existe um certo sistema que possibilita ao empreendedor uma grande automatização na criação do DRE. Portanto, se você quer fazer um DRE de forma rápida e descomplicada, clique aqui, você não vai se arrepender! Com certeza esse artigo irá ser útil, assim como este artigo sobre a diferença do balanço patrimonial e DRE!