Empreendedorismo Feminino: Um Caminho para a Autonomia

empreendedorismo feminino

Mesmo o mercado de trabalho estando desigual para o cenário do empreendedorismo feminino, as empreendedoras batalhadoras continuam na linha de frente lutando para conseguir ter a sua independência financeira e claro, autonomia. 

Segundo um levantamento que foi feito através da consultoria IDados, é estimado que mulheres recebem cerca de até 20.5% a menos que os homens, e isso, no mercado de trabalho pode chegar a valores exuberantes.

Logo vemos que as mulheres possuem muito mais desafios a serem superados no mundo empreendedor do que os homens, pois conciliar maternidade e a dupla jornada de trabalho, é uma tarefa árdua, e graças ao empreendedorismo feminino que está abrindo “portas” e pregando a igualdade para todos, as mulheres finalmente estão perdendo o medo de se tornar a sua própria chefe, e buscar sua tão almejada independência financeira.

Se você é uma dessas mulheres que estão buscando o caminho certo para a autonomia feminina, devemos dizer que você está no lugar certo! Afinal, esse artigo contém diversas dicas para mulheres empreendedoras conseguirem dar seu pontapé inicial e começar a empreender da melhor forma possível.

Empreendedorismo feminino: Benefícios de se tornar uma mulher empreendedora

O nosso país é conhecido no exterior por possuir um alto percentual de mulheres empreendendo. E uma das maiores vantagens que essas empreendedoras destacam, é ter a flexibilidade de horário a seu favor, trazendo então uma melhor conciliação entre a vida de mãe e a vida de chefe de um negócio. 

Mas é claro, ao aderir ao mundo do empreendedorismo feminino, não é apenas esse benefício que poderemos ver, afinal a liberdade geográfica, não necessitar fazer o horário comercial e não ter cobranças de superiores, são elementos que estão no topo da lista e que, destacam a vontade das mulheres entrarem no mundo do empreendedorismo feminino.

Além de todos esses benefícios citados, também podemos dizer que aderir ao empreendedorismo feminino e conseguir crescer a empresa de maneira estruturada e que de retornos financeiros incríveis, serve de inspiração para empreendedoras que estão entrando neste mundo agora, buscando sua tão sonhada independência financeira e dando o primeiro passo para autonomia.

Se você quer realmente seguir a carreira de empreendedora, a seguir estão as melhores dicas para iniciar bem esse novo caminho! Vamos lá.

empreendedorismo feminino
Enfrentando desafios.

Um bom planejamento é fundamental para iniciar bem

Antes de começar seu empreendimento, planejar é um passo fundamental. Afinal, mesmo que o mundo do empreendedorismo seja bastante atrativo e seduza de todas as maneiras a todos com sua grande autonomia, possibilidades de flexibilidades de horários e possíveis ganhos altos, buscar se planejar antes de se aventurar neste mercado irá evitar que até pequenos problemas possam desestabilizar seu empreendimento.

Para começar bem o planejamento, separar uma reserva financeira adequada considerando os meses fracos, é sempre uma boa. Outro ponto interessante que precisa estar presente neste planejamento, é se haverá necessidade de contratar um funcionário ou não. 

Todos os pontos da empresa devem estar alinhados para que você inicie bem no mundo do empreendedorismo feminino, caminho a autonomia.

Microempreendedorismo individual ou ME?

Se informar sobre qual será a modalidade do seu negócio inicial também é importante. Afinal, existem benefícios em todas as modalidades e dependendo do faturamento do seu negócio, você poderá saber se ele irá ou não se enquadrar na modalidade MEI que possui menos burocracias do que as outras opções no mercado de empreendedorismo brasileiro.

Se qualificar

Um negócio inicial exige diversas qualificações como: marketing, finanças e até mesmo, gerenciamento de dados em alguns setores. Logo, começar a se qualificar para atender a necessidade do seu negócio é extremamente importante.

Para isso, existem diversos tipos de cursos presentes até mesmo na internet, por valores super baixos ou até mesmo gratuitos em muitos casos. Fica a dica!

Estude o mercado

Antes de começar seu negócio que está situado no empreendedorismo feminino, é extremamente importante entender o mercado onde sua empresa irá atuar. Para fazer um estudo de mercado, é importante analisar as métricas e também produtos que empresas concorrentes diretas do seu negócio, estão trazendo para o mercado.

Vale ressaltar que o estudo de mercado é indispensável e se você quer realmente iniciar bem no mundo empreendedor, fazê-lo é fundamental.

empreendedorismo feminino
Estudando o mercado.

Contar com ferramentas que agreguem valor ao negócio

O mundo empreendedor, exige que uma abundância de ferramentas que tragam valor ao negócio, sejam utilizadas diariamente. Muitas dessas ferramentas desempenham papéis fundamentais na empresa.

Um belo exemplo, são os sistemas de gestão empresarial, que podem trazer diversos benefícios que englobam desde pequenas empresas até as grandes startups ou corporações no mercado.

Por isso minha querida empreendedora que está entrando no universo do empreendedorismo feminino agora, trouxemos para você a solução ideal para atender seu negócio de diversas maneiras.

Nosso sistema UpGestão, é um sistema de gestão empresarial completo, que já está agregando valor e eficiência em diversas empresas nacionais. Logo, se você quer conhecer mais sobre todos os benefícios que nosso sistema tem a oferecer, não deixe de acessar o nosso site e conferir de perto cada detalhe, você não vai se arrepender!

empreendedorismo feminino

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.