A contabilidade para MEI é uma das questões que mais assolam os microempreendedores individuais atualmente. Já que, muitas vezes, esses novos empreendedores não sabem lidar diretamente com a contabilidade de um negócio.
Porém, meu querido leitor, neste conteúdo de hoje, iremos trazer à tona, diversas formas interessantes para você aprender a como cuidar da contabilidade do seu negócio de maneira rápida, simples e fácil.
Antes de iniciarmos, pediremos para você pegar um papel e caneta para anotar as informações relevantes sobre o assunto, para que assim, você não deixe passar nada!
Entendendo mais sobre o MEI
Antes de falarmos sobre a contabilidade para MEI, é necessário saber mais sobre como surgiu essa modalidade de microempreendedor individual. Esse estilo de empresa, chamado microempresa individual, surgiu para facilitar aos trabalhadores autônomos se formalizarem.
Por isso, atualmente a modalidade MEI conta com diversas atividades como por exemplo, redação, datilografia, edição de vídeos e até mesmo eletricista.
O faturamento dessa modalidade não pode ultrapassar o valor de R$81 mil reais anualmente e só é possível ter um contratado atuando junto ao MEI. Mas em meio a tantas limitações, o microempreendedor individual também possui diversas vantagens, como por exemplo, aposentadoria, salário maternidade e até mesmo, pensão por morte, sem falar das diversas formas de obter linhas de crédito em diversos bancos brasileiros.
Por isso, se tornar MEI está sendo algo prioritário para os empreendedores informais. Estima-se que após as alterações na modalidade e, serem inseridas outras atividades no MEI, milhares de microempresas foram abertas, e até o presente momento os números só crescem a cada dia que passa.
Contabilidade para MEI
Por causa de todas as informações que foram mencionadas no decorrer do artigo, é possível identificar o quão importante é ter informações sobre a contabilidade para MEI, não é mesmo? Já que essa modalidade de empresa está em expansão em nosso país, que é considerado um país empreendedor.
Então, para você adquirir todo conhecimento necessário, a seguir você poderá ver as principais dicas para fazer a contabilidade para MEI de maneira eficiente.
Organização
Manter a organização não é novidade alguma, já que um negócio organizado é um dos fatores que auxiliam no crescimento da empresa. Portanto, fazer toda a organização da sua empresa separando cuidadosamente cada conta física da conta jurídica, certamente será o fator primordial para realizar a contabilidade MEI de maneira simples e eficaz.
Os sistemas ERPS podem auxiliar nessa questão, e no decorrer do artigo iremos falar sobre esses sistemas milagrosos que integram muita qualidade e eficiência em qualquer ambiente corporativo.
Realizar o pagamento do DAS para não possuir dívida
O pagamento do DAS e realizar a declaração do Imposto de Renda Jurídico caso necessário são fatores primordiais para não ficar em dívida com a receita e comprometer sua microempresa individual que está cadastrada na modalidade MEI.
Para manter essas duas coisas em dia, controlar suas finanças é primordial. E não podemos esquecer que o pagamento do DAS pode ser realizado e consultado sempre no portal do empreendedor, site do Governo Federal.
Ter uma conta PJ
Ter uma conta de pessoa jurídica será primordial para separar os dinheiros e também para realizar a contabilidade para MEI futuramente. Por isso, fica recomendado a abertura de uma conta PJ em um banco de sua confiança para realizar essa separação.
Muitos empreendedores individuais que não possuem um sistema ERP de qualidade integrado em seu negócio, costumam fazer o uso de planilhas para controlar os gastos e também para mantê-los sob controle. Fica a dica!
Possuir um ERP de qualidade
Por último, para a contabilidade para MEI ficar completa e não cometer nenhum erro que possa trazer problemas no futuro, é recomendado a utilização de um ERP de qualidade que possua as ferramentas certas que podem favorecer o microempreendedor individual nesta missão “complicada” que é a realização da contabilidade.
Um sistema de qualidade, permite ao usuário guardar dados de clientes, conseguir conferir vendas, serviços prestados no mês e até mesmo, realizar o demonstrativo mais importante para o setor empreendedor, o DRE.
Esse demonstrativo chamado DRE, é algo que certamente é fundamental para saber como anda a saúde financeira do seu negócio, e também é uma forma de realizar a famosa contabilidade para MEI.
Por esse motivo, fazer periodicamente o demonstrativo apenas para conferir como estão os lucros e muitas outras informações, é bastante importante.
Um dos sistemas mais completos atualmente no mercado é o sistema ERP disponibilizado pela nossa equipe UpGestão, através desse sistema descomplicado, controlar a contabilidade para MEI do seu negócio, manter sua base de dados de clientes sempre atualizada e até mesmo criar o estimado demonstrativo DRE serão tarefas “de criança”.
Por esse motivo, recomendamos que você acesse logo a seguir, e confira todos os benefícios que um sistema completo pode oferecer para seu negócio independente de qual seja ele.
Então, ao clicar a seguir, será possível realizar um teste grátis e assim, fazer a contabilidade para MEI de maneira simples e prática.