Empreendedorismo Feminino: Desafios e Oportunidades

empreendedorismo-feminino-3-1

Sendo um movimento bastante necessário para alterar a visão que a sociedade possui da mulher, o empreendedorismo feminino cada vez mais está conseguindo ganhar forças para lutar contra os obstáculos e desafios que as mulheres empreendedoras brasileiras enfrentam atualmente.

Neste artigo, iremos não apenas falar sobre empreendedorismo feminino, mas também traremos à tona os desafios e oportunidades que essas mulheres batalhadoras enfrentam, para conseguir estar de pé no universo empreendedor. Vamos lá?

Cenário do empreendedorismo feminino

Antes de mais nada, é necessário saber o porquê do nome “empreendedorismo feminino”, não é mesmo? Esse nome é dado ao movimento que engloba negócios em geral feitos apenas por mulheres, onde os cargos de lideranças como CEO, ou até mesmo Fundador da empresa, são ocupados pelo público feminino.

Esse movimento preciso conseguiu abrir os olhos de milhares de mulheres no mundo todo, inclusive da mulher brasileira, que atualmente ocupa um número razoável de empreendimentos em solo nacional. Estima-se que existam cerca de 8 milhões de mulheres liderando pequenas, médias e até mesmo grandes empresas.

Mesmo com todas as dificuldades que elas passam diariamente por conta da busca incansável pelo sucesso do seu negócio, desigualdade salarial e dificuldades para conseguir estabelecer uma relação de confiança com outras empresas, essas mulheres estão dando tudo de si e, aos poucos, conseguindo reverter o rumo que a sociedade estava tomando, onde o empreendedorismo é propício apenas para os homens.

A mulher empreendedora é tão importante para o cenário do empreendedorismo, que atualmente, existe até mesmo um dia especial que foi estabelecido em 2014, pela ONU no dia 19 de novembro. 

O dia chamado Dia do Empreendedorismo Feminino, possui a ideia de conseguir atrair a atenção mundial para o impacto positivo que o movimento empreendedor feminino pode ter no mundo fortalecendo, dessa forma, o cenário e protagonismo da mulher neste universo empreendedor.

Mesmo diante de todo esse constante apoio que o empreendedorismo feminino está tendo atualmente, ainda segue difícil enfrentar alguns desafios. E para você conseguir checar mais de perto a situação, logo a seguir será possível verificar cada desafio que uma mulher empreendedora precisa enfrentar e vencer para se manter no mercado.

empreendedorismo-feminino-2-1
Conhecendo melhor o cenário do empreendedorismo feminino.

Desigualdade salarial

Uma das principais causas desanimadoras que fazem diversas mulheres desistirem de serem empreendedoras, é a desigualdade salarial da mulher em relação ao homem que exerce o mesmo trabalho. Mesmo as mulheres se mostrando superiores aos homens de acordo com o nível de escolaridade que elas possuem (16% a mais), as mulheres empreendedoras costumam ganhar 22% a menos com relação ao público masculino.

Dificuldade para ter créditos

Outra dificuldade com relação ao financeiro, são as inacessíveis linhas de créditos. Além de ser difícil uma mulher empreendedora conseguir acesso aos famosos créditos, elas ainda são obrigadas a pagar taxas maiores. Uma pesquisa feita pelo SEBRAE levantou que os homens empreendedores costumam pagar no máximo 31,1% de taxa, enquanto a mulher paga 34,6%, ou seja 3,5% a mais que o homem.

Ao olhar esses dois desafios financeiros enfrentados pela mulher, é possível identificar o quanto é difícil para a mulher empreendedora se manter no empreendedorismo feminino. Elas estão se provando empreendedoras capazes mais uma vez, ao conseguir lidar com todas essas dificuldades e ainda estar de pé no mercado, batalhando para conseguir mudar o mundo e ter uma condição justa no mundo empreendedor.

Para essas mulheres batalhadoras de plantão, separamos algumas formas de aproveitar as oportunidades que podem aparecer no empreendedorismo. Então, recomendamos que você pegue seu bloco de notas e anote todas as informações a seguir, pois elas serão extremamente importantes para auxiliar você! Então sem mais delongas, vamos lá.

Oportunidades

Aproveitar as oportunidades é o papel de todo empreendedor, portanto, confira a seguir algumas dicas para aproveitar as oportunidades que aparecem no mercado.

empreendedorismo-feminino-4
Dê olho nas oportunidades.

Use sua inteligência e sua força para fazer a diferença

Como diz aquela frase de empoderamento feminino “Uma mulher forte não tem medo de encarar o mundo, pois sabe o valor e o poder que tem!”. No mercado, existem diversos problemas que não estão sendo solucionados, portanto se dedicar com sua inteligência para fazer a diferença e conseguir trazer a solução para esses problemas, será uma grande oportunidade de conseguir alavancar o negócio, e trazer mais notoriedade para o empreendimento.

Busque uma ferramenta que auxilie

Atualmente, os sistemas ERP possuem o poder de auxiliar todos os tipos de empreendedores. Seja um empreendedor lojista até um empreendedor corporativo. Portanto, integrar um sistema de qualidade em seu empreendimento, poderá fortalecer o empreendedorismo feminino e proporcionar mais eficiência ao seu negócio.

Algumas das vantagens do sistema ERP, é um alto armazenamento de dados, agilidade e até mesmo criação de DRE para fazer um levantamento mensal sobre como estão as finanças do negócio.

Portanto, se você busca uma oportunidade de ouro para conseguir alavancar seu empreendedorismo feminino, o sistema ERP da UpGestão é indispensável para esse feito. Conheça ele melhor para que você consiga estabelecer uma relação com o sistema que irá te auxiliar em todos os momentos. Teste grátis logo a seguir!

Empreendedorismo-Feminino-1

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.