Um mercado que talvez seja um dos maiores em expansão em nosso país, é o empreendedorismo na área de alimentos. Milhares de brasileiros estão iniciando seu negócio focado em gastronomia. Seja um sushiman, ou vendedor de pastéis, o que conta nessa área é ter mãos boas, e uma receita incrível que consiga fidelizar o cliente através do sabor.
Mas com certeza sempre existem dicas que podem ser úteis para iniciar um empreendimento, e desta vez, iremos falar sobre a iniciação em um negócio de gastronomia, para desse modo, você estar a par de todos os desafios que o empreendedorismo na área de alimentos possui.
Cenário do empreendedorismo na área de alimentos em nosso país
Possuir em sua mente que o empreendedorismo na área de alimentos é um dos tipos de empreendedorismo mais antigos existentes atualmente em nosso país, é extremamente necessário para entender como está o atual cenário do negócio na gastronomia.
Afinal de contas, quanto mais antigo for o setor, mais pessoas estarão atuando nele, e quanto mais pessoas estiverem trabalhando neste tipo de empreendedorismo, certamente será necessário que você tenha um diferencial da concorrência, para conseguir sobreviver neste ramo.
Um exemplo de diferencial que podemos notar em um restaurante japonês, por exemplo, é que muitos desses restaurantes não sabem exatamente como preparar o atum, logo, por esse motivo, eles muitas vezes não possuem esse peixe, ou têm poucos pratos de seu cardápio que utilizam o mesmo.
Entretanto o restaurante que se destaca neste estilo de empreendedorismo na área de alimentos, proporciona ao cliente uma certa variedade de pratos utilizando esse peixe, possuindo então, um diferencial bastante distinto dos seus concorrentes.
Ficou nítido que para estar 100% na área de gastronomia, é necessário buscar ter um diferencial dos concorrentes, não é mesmo? Por isso, logo a seguir, iremos falar mais sobre como iniciar um negócio na Gastronomia. Você está preparado?
Iniciando seu negócio de Gastronomia
Iniciar seu negócio do zero não será nada fácil, mas existem algumas maneiras de conseguir facilitar esse processo. Logo a seguir, estão listadas as melhores dicas para iniciar bem seu negócio de Gastronomia. Portanto, meu caro leitor, leia com atenção e não se esqueça de nenhum ponto, para que assim, seu negócio inicie da melhor forma possível.
Busque se especializar em algum tipo de prato especial
Para começar no empreendedorismo na área de alimentos, primeiramente é interessante se especializar em algum tipo de prato especial que será o “carro chefe” do seu empreendimento.
Seja comida japonesa, tailandesa ou até mesmo chinesa, o importante neste momento é conseguir focar em algum prato logo de início. Obviamente com o passar do tempo, será possível ir mudando seu prato principal, e conseguir manter os dados sobre quais pratos estão vendendo mais, será extremamente importante para conseguir fazer um levantamento sobre o que seus fregueses estão curtindo mais.
Tenha um diferencial dos seus concorrentes
Como foi mencionado anteriormente, no universo do empreendedorismo na área de alimentos, ter um diferencial dos concorrentes é extremamente necessário para se manter ativo no mercado. Consequentemente, meu caro companheiro, realizar uma extensa pesquisa sobre o que seus concorrentes não entregam para os clientes, é um belo começo para estabelecer esse diferencial.
Busque ter informações sobre pratos, ingredientes e até mesmo, se possível, os valores. Geralmente em sites e Apps de delivery, existem comentários de clientes, e por lá podem existir diversos comentários falando sobre o que o estabelecimento poderia melhorar. Pegue essas dicas, e melhore-as para que seu negócio consiga ter um diferencial que agrade os clientes logo no início.
Busque ter um estoque de ingredientes
Ter um estoque de ingredientes é extremamente necessário para quem atua neste ramo do empreendedorismo na área de alimentos. Mas algo ainda mais importante do que buscar implantar estoque de ingredientes, é conseguir mantê-lo atualizado e com suas datas de vencimento em ordem.
Afinal, não realizar isso, poderá acarretar em diversos problemas futuros para você. Então, fique ligado nesta dica que além de te auxiliar, é extremamente necessária para não ter problemas com a vigilância sanitária do local.
Tenha um sistema ERP para manter todos os dados e estoque nos trilhos
Ter um sistema ERP em seu empreendedorismo na área de alimentos será algo extremamente agradável. Pois esse sistema possui ferramentas que facilitam ao empreendedor, ter noção de como estão indo as vendas, estoque e até mesmo, em alguns casos, a validade dos produtos lançados no sistema. Para que assim, não ocorra nenhum tipo de problema que possa causar a falência do seu negócio por servir algo que passou da validade.
Um software que certamente terá o poder de ajudá-lo nesta missão de iniciar na área da gastronomia, é o Sistema UpGestão, o software desenvolvido para integrar eficiência em seu negócio! Portanto, meu caro leitor, confira mais sobre nosso sistema logo a seguir, e dê um Up em seu empreendedorismo na área de alimentos.