Empreendedorismo Social: Como Criar um Negócio com Impacto Positivo

Empreendedorismo-Social-1

O empreendedorismo social é um dos tipos de empreendedorismo mais promissores, afinal de contas, através dele são criados diversos negócios que buscam ser sustentáveis, e que agregam valores para toda a sociedade de alguma maneira.

Em outras palavras, esse tipo diferente de empreender pode ser baseado em diversos modelos, porém o seu ideal será sempre o mesmo, provocar impactos que esboçam reações em nível global ou local. Muito provavelmente você já deve ter se deparado com algum empreendedor que atuava neste modo de empreender, seja na internet, ou até mesmo em sua cidade. 

Neste artigo de hoje, iremos abordar mais sobre esse assunto, e esclarecer como funciona o empreendedorismo social e como criar um negócio com impacto positivo utilizando esse método de empreendedorismo. Você está preparado, jovem empreendedor? Então, sem mais delongas, vamos iniciar.

O que é esse tipo diferente de empreendedorismo?

Esse conceito de empreendedorismo, é focado totalmente na construção de negócios que tem como objetivo causar impacto na sociedade, concedendo algum tipo de auxílio ou melhorias para as pessoas.

Empreendedorismo-Social-3
Impacto na sociedade.

Existe uma maneira bastante simples para você diferenciar o empreendedor comum para o social, basicamente, ela consiste em notar essas diferenças que serão mencionadas a seguir:

  • O empreendedor “básico” cria seu próprio negócio com a intenção de levantar lucros ofertando seus produtos ou serviços para atender a demanda do mercado; 
  • Já o empreendedor social, possui a iniciativa de resolver os problemas para atender a necessidade social, que em sua grande maioria, está presente na cidade onde reside, ou até mesmo em uma comunidade onde ele trabalha.

Com base nessas informações, vamos conferir juntos alguns exemplos de empreendedorismo social, para que nosso estudo sobre o assunto esteja cada vez mais completo. Então, continue a leitura.

Empreendedorismo social: exemplos brasileiros

Para você entender melhor a maneira que funciona o empreendedorismo social, primeiramente é necessário buscar conhecimento sobre essa maneira de empreender. Por isso, foram selecionados alguns exemplos de renome brasileiro, para que você possa entender mais profundamente como é o funcionamento de uma empresa que atua neste tipo de empreendedorismo.

GRAACC

Esse grupo, chamado de GRAACC, é um grupo de apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Ele é um belo tipo de empreendedorismo social, cuja função é auxiliar as crianças a tratar o câncer, uma enfermidade que assola milhares de pessoas no mundo.

Estima-se que essa entidade já conseguiu cuidar de cerca de cinco mil pacientes. Todos esses pacientes que foram tratados possuem uma taxa de cura de 70%, algo muito bom e que pode ser considerado uma recuperação muito boa. Essa instituição é considerada um tipo de empreendedorismo social por conta de toda diferença social que ela está proporcionando às crianças brasileiras, auxiliando-as a vencer essa doença.

Adaptsurf

Essa segunda organização utiliza do esporte radical, chamado surf, para conseguir promover a inclusão e integração social. O público que é beneficiado neste tipo de empreendedorismo social são as pessoas com deficiências ou mobilidades reduzidas.

Essa empresa está incluída neste modelo de empreendedorismo, por conta da solução que ela proporcionou aos seus beneficiários, muito interessante não é mesmo? E se você quer provocar algum impacto positivo com seu negócio, logo a seguir será possível observar dicas para criar seu próprio negócio neste modelo de empreendedorismo.

Empreendedorismo-Social-2
Uma ajuda necessária.

Como iniciar seu negócio no empreendedorismo social

O primeiro passo para iniciar seu negócio neste modelo de empreendedorismo, é buscar entender qual o seu tipo de empreendedor social e também qual causa você irá abraçar e auxiliar na sociedade.

Após verificar todas essas informações e finalmente decidir em qual área você irá provocar a diferença, basta seguir essas dicas para conseguir ter êxito em seu empreendimento social.

Buscar formas de trazer benefícios à sociedade

Após se decidir, é necessário estudar maneiras de trazer benefícios para a sociedade através do seu empreendimento. Para isso, será necessário estudar profundamente a causa que você abraçou, e também será necessário conhecer as dores das pessoas que serão auxiliadas.

Levantar fundos para começar a fazer a diferença

O segundo passo necessário para criar um negócio com impacto positivo, é arrecadar fundos para conseguir colocar todos os seus projetos em prática, para conseguir trazer benefícios sociais para a causa que você está seguindo. Para levantar fundos, muitos empreendedores sociais buscam firmar parcerias com o intuito de conseguir ajudar mais.

Um sistema ERP pode auxiliar nesta causa

Como um sistema ERP de qualidade consegue armazenar dados de maneira rápida e trazê-los à tona através de alguns cliques, ter um software destes integrado em seu negócio social, poderá ser um auxílio e tanto para conseguir alcançar seus objetivos e beneficiar o maior público de pessoas. Então, nosso terceiro passo para que você consiga finalmente criar um negócio com impacto positivo, é obter um sistema ERP.

Caso você não tenha conhecimento sobre essas ferramentas, é possível conhecê-la melhor acessando nosso site, ou clicando abaixo para realizar o cadastro e testar gratuitamente a nossa ferramenta UpGestão em seu negócio focado no empreendedorismo social.

Empreendedorismo-Social

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. 

Olá! Preencha os campos abaixo para
iniciar a conversa no WhatsApp