Central de atendimento

0800-020-2866

Conheça o Blog

Confira as novidades da UP Gestão

A evolução da Nota Fiscal no Brasil

A evolução da Nota Fiscal no Brasil

A Nota Fiscal é um direito do consumidor e uma exigência do Fisco sobre as empresas. Atualmente é um documento muito comum de ser visto em qualquer compra que fazemos. Mas você sabe quando esta história começou? Neste artigo você vai entender como surgiu e evoluiu a obrigatoriedade na emissão das Notas Fiscais desde o seu surgimento.

Caso queira entender um pouco mais sobre os benefícios, vantagens e obrigações de utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) não deixe de ler este artigo ao qual explicamos tudo detalhadamente.

A evolução da Nota Fiscal no Brasil

Entenda tudo sobre a Evolução da Nota Fiscal no Brasil

Quando surgiu a nota fiscal no Brasil? Qual foi sua evolução? Como foi a história deste documento fiscal tão importante para contabilizar as vendas das empresas? Tudo isto é o que você verá neste artigo. Não deixe de comentar ao final o que achou deste tema, e se você não tem um sistema de gestão empresarial eficiente, conheça agora o UpGestão.

1970 – Surge o primeiro Talão de Nota Fiscal

Em meados de 1970, o Poder Público com a iniciativa de combater a sonegação de impostos sobre vendas e consignações, criou o Talão da Fortuna, que era um documento originado pelo contribuinte, pessoa jurídica que estaria realizando a venda ou a prestação de serviços, para registrar a transferência financeira referente a um bem ou atividade comercial prestado a um consumidor, pessoa física ou jurídica compradora do produto ou tomadora do serviço.

Nesta época, os contribuintes tinham a obrigatoriedade de entregar aos consumidores a primeira via da nota fiscal ou o cupom da máquina registradora. Na outra ponta, os consumidores eram incentivados a reunirem as notas fiscais ou cupons recebidos, até atingir o valor mínimo estabelecido em regulamento, ao qual teriam direito de trocá-los por um talão fornecido pela Sefaz. Esses talões eram publicados por séries e concorriam a sorteios mensais.

1990 – Notas de formulário continuo em impressoras matriciais

Nota fiscal em formulário contínuo

A partir de 1990 com o aprimoramento da tecnologia, as impressoras matriciais se popularizaram e com ela as emissões eram realizadas por meio de formulários continuo pre formatado em gráficas, desta forma a nota ganhou a personalidade das empresas, e com isto eram comuns problemas de padrões.

As empresas, de acordo com seus regimes tributários, emitiam nestas notas os campos que lhe eram obrigatórios, os formulários tanto para notas fiscais de produtos (NF) quanto os de notas fiscais de serviços (NFS) eram bem parecidos, e nesta época eram aceitos os formulários híbridos ao qual podia-se incluir produtos e serviços em uma nota única.

 

2006 – Surge a primeira versão da Nota Fiscal Eletrônica

Neste ano o Brasil avançou perante o mundo e iniciou a implantação da nota fiscal eletrônica ou NF-e como é conhecida, ela juntamente a um arquivo digital no formato XML, foram uma inovação. Houve um período de testes para que as softwarehouses pudessem se adequar as novas exigências, e a começar pelas grandes empresas, estendendo-se até as menores, este documento foi se tornando cada vez mais comum.

Na medida que os nichos voltados ao varejo foram impactados, os estados começaram a trocar suas ECFs (emissor de cupom fiscal), para o novo modelo NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica). Neste ponto o principal ganho para os empresários foi a não obrigatoriedade de comprar as tão caras impressoras de cupom fiscal, e passou-se a aceitar no mercado as impressoras não-fiscais, pois como o documento agora era eletrônico, a impressão era apenas uma comprovação impressa para acompanhar a mercadora.

Impressora de cupom fiscalImpressora de Cupom Fiscal

Comece agora a emitir suas Notas Fiscais

E a sua empresa, já está em dia com as obrigatoriedades fiscais? Conheça o UpGestão, um sistema ERP em nuvens que facilita o controle de todos os documentos fiscais, desde notas fiscais para produtos (NF-e), cupons fiscais para consumidores (NFC-e) e até nota de serviços para mais de 4000 prefeituras no Brasil. Um sistema para levar sua empresa mais longe.

Emita Notas Fiscais com o UpGestão

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

pesquisar no blog

Acompanhe nosso blog

Receba novidades, artigos e saiba tudo da UPGestão. Inscreva-se em nossa newsletter.

CONTEÚDOS ESPECIAIS PARA VOCÊ

Posts Relacionados

Venha ser Parceiro da UpGestão

O UpGestão é um sistema de gestão ERP online que abrange todas as necessidades de administração do negócio de forma simples, prática e segura.

Muitas empresas buscam uma solução para conduzir o presente com eficiência e construir o futuro com confiança.

Venha fazer parte de uma parceria vencedora que elas estão esperando!

Marque uma reunião sem compromisso pelo telefone/whatsapp