O que é DRE e como Fazer

O-que-e-DRE

Todo empreendedor iniciante possui uma grande dúvida sobre o que é DRE e como fazê-lo. Isso pode ser uma tarefa um pouco complicada dependendo do método que você escolher, mas a boa notícia é que realizar essa documentação importante e complexa pode se tornar uma tarefa bastante fácil ao utilizar uma única ferramenta, e veremos isso no decorrer do artigo.

Ainda no artigo de hoje, iremos sanar todas as suas dúvidas relacionadas ao o que é DRE. Você está preparado para ver em primeira mão tudo o que engloba essa sigla e também seu significado? Então, vamos lá descobrir de uma vez por todas o que é DRE.

O que é DRE: entenda o seu significado

A sigla DRE possui um significado muito simples e, ao ouvi-lo pela primeira vez, isso nunca mais irá sumir da sua mente. Ela foi instituída pela lei n° 6.404 no ano de 1976, e significa Demonstração do Resultado do Exercício. Simples, não é mesmo?

Em outras palavras, esse único documento é alimentado com todas as operações das receitas e despesas feitas na empresa durante um certo período, e pode revelar para o empreendedor o lucro, ou o prejuízo, que obteve neste tempo.

O-que-e-DRE-3
Descobrindo o que é DRE.

Se aprofundando um pouco mais no assunto sobre o que é DRE, o documento é utilizado para mostrar o valor líquido total obtido na empresa através de comparações feitas entre receita e despesa no período todo, assim, após realizar essas comparações, é possível ver a quantidade que a empresa teve de lucro.

Geralmente esse relatório é feito anualmente, mas algumas empresas o realizam com maior frequência para conseguir acompanhar de perto a gestão do negócio. Após essa explicação completa, acreditamos que você tenha entendido de uma vez por todas o que é DRE, e também o seu significado. E para conseguir fornecer a você uma explicação mais completa, logo abaixo poderemos ver porque utilizar esse documento em seu negócio.

Por que utilizar DRE em seu negócio

Após vermos o que é DRE, deve ter surgido em sua mente a seguinte dúvida: por qual motivo você deve utilizar esse relatório em seu empreendimento? Para responder de maneira simples e objetiva, vamos fazer uma listagem com os melhores motivos que levam empreendedores do mundo todo a fazer essa gestão anualmente.

Correções em seu negócio

Realizar a DRE periodicamente poderá permitir a você enxergar falhas administrativas em seu negócio e assim, arrumá-las antes de que isso comprometa o seu negócio de maneira irreversível. Através da utilização da DRE, também é possível observar algumas imprecisões no setor de produção e com isso, será possível otimizar o setor para melhorar a produção e, em simultâneo, aumentar a qualidade dos produtos e os lucros da empresa.

Uma melhor avaliação sobre a gestão total do seu negócio

Através da DRE é possível observar também como está a atual gestão do negócio, e confirmar se a sua gestão está sendo boa, ou se está possuindo algumas falhas que precisam ser reparadas. Então, podemos afirmar que a DRE é uma maneira importante para conseguir ter uma visão mais ampla de toda a gestão e assim, possibilitando ao empreendedor ver as possíveis causas dos problemas e maneiras de solucioná-las.

Após ter visto o que é DRE e também os dois principais motivos para implantá-lo na cultura da sua empresa, não poderíamos deixar de falar sobre as maneiras de criar o documento e ter todos os benefícios que esse relatório importante pode proporcionar ao nosso negócio.

Criando a DRE da sua empresa

Para criar a DRE é necessário apresentar todas as receitas de vendas do período, excluindo os descontos, devoluções e também os impostos pagos. Dessa forma, será possível obter o valor líquido que a empresa teve em todo o exercício do período.

Após realizar o ato anterior, será necessário deduzir o custo da matéria prima e mão de obra do valor líquido que tivemos e, por último, é necessário remover também as despesas com vendas, administrativas e financeiras. Então, depois de realizar todos esses cálculos, você poderá chegar no valor final, e ver finalmente se conseguiu lucros, ou se teve prejuízos em seu negócio.

Devemos ressaltar que não existe um modelo DRE pronto para preencher todas as informações, mas existe um método que poderá descomplicar sua vida cem por cento, sobre o qual veremos um pouco mais logo a seguir. 

É possível fazer o documento através de um ERP de qualidade

Após respondermos detalhadamente o que é DRE e vermos mais sobre o assunto, não iríamos deixar de entregar a solução mais otimizada para a criação do documento. O ERP, é um sistema completo que possui diversas ferramentas, que possibilitam ao empreendedor ter maior eficiência na realização das operações administrativas dentro do seu negócio.

O-que-e-DRE-2
Sistema ERP pode auxiliar na criação da DRE.

E devemos ressaltar que existe um sistema ERP, que é tão eficaz para nosso empreendimento, que possibilita a criação do  relatório DRE de maneira simples. Quem desenvolveu esse software completo para o seu negócio, foi nossa equipe da UpGestão.

Se você quer ver mais detalhes sobre ele, não deixe de acessar nosso site, que além de ter mais informações relevantes como essa sobre o que é DRE, também pode trazer a solução tecnológica que seu negócio precisa.

O-que-e-DRe

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.