O que é MEI: Tudo o que você precisa saber

O-que-e-MEI-2

Atualmente o MEI está ganhando grande popularidade em nosso país, estima-se que diversos empresários informais após descobrirem o que é MEI e todos os seus benefícios, se formalizaram e estão conseguindo ter acesso a linhas de créditos e muito mais.

Portanto, meu caro leitor, se você quer saber tudo o que você precisa sobre o que é MEI, você está no lugar certo. Neste artigo iremos abordar esse tema, e ver um pouco mais sobre as facilidades que o microempreendedor possui atualmente em nosso país.

Entendendo de uma vez por todas o que é MEI

MEI é a abreviação para Microempreendedor individual, um estilo de modelo empresarial “facilitado”, por assim dizer, instituído pela Lei Complementar n°128.

Para simplificar a explicação, o modelo empresarial MEI, é um estilo simplificado de microempresa individual. Afinal, o seu limite de faturamento anual não pode exceder os R$ 81 mil. Esse modelo de empreender foi criado no ano de 2009 visando que os brasileiros autônomos, e pequenas empresas, saíssem da informalidade e conseguissem ter seu espaço no mundo empreendedor.

Logo, MEI é considerado uma pequena empresa, que é aberta no nome do profissional autônomo, após realizar essa abertura, o torna um empreendedor regularizado com a justiça, dando ao profissional um CNPJ e direito de emitir nota fiscal pelos serviços e produtos ofertados.

O MEI também é considerado uma natureza jurídica, cujo objetivo é facilitar a regularização de todas as atividades econômicas realizadas pelo empreendedor autônomo que não possui sócios.

Um dos motivos que levam ao crescimento exponencial do MEI em território nacional, é que o recolhimento dos impostos é bastante simplificado. O profissional que atua como MEI, precisa apenas realizar um pagamento mensal de uma única guia chamada DAS MEI.

No ano de 2020, houve diversas mudanças no MEI, mudanças essas que favorecem muito o microempreendedor, então, neste ano, estima-se que das, aproximadamente, 3,3 milhões de empresas abertas, cerca de 2,6 foram MEI.

Ao ter noção de todas essas informações, e saber que a cada ano que passa a classe microempreendedora está conseguindo ganhar seu reconhecimento e espaço, adquirir conhecimento sobre o que é MEI, é algo essencial para quem está envolvido no ambiente corporativo.

Por isso, agora que já sabemos o que é MEI, é extremamente fundamental ter conhecimento sobre como funciona esse tipo de microempresa individual, por isso, a seguir, poderemos ver em mais detalhes todas as informações relevantes sobre esse assunto.

O-que-e-MEI
Entendendo o MEI.

Simplificando como funciona o MEI

Para tornar seu aprendizado sobre o que é MEI o mais didático possível, simplificar como funciona esse estilo de empresa individual, é algo que poderá auxiliar você a ter todo o conhecimento básico sobre o assunto.

Assim, se você abrir um MEI futuramente, você já estará a par de como funciona esse estilo de microempresa.

O MEI, como foi mencionado no decorrer deste artigo, é um modelo empresarial totalmente simplificado que busca tornar o trabalhador brasileiro autônomo e pequenos empreendedores em uma pequena empresa com “benefícios”. 

O brasileiro que optar por abrir o MEI, passará a ter um CNPJ, possibilitando o mesmo a realizar a emissão de nota fiscal, além de contar com todos os direitos que uma pessoa jurídica possui atualmente em território nacional.

Vale lembrar que o processo de abertura do MEI, pode ser realizado totalmente através da Internet, e que a regularização do seu negócio pode ser feita rapidamente. Por isso, se você precisa realizar a emissão de notas fiscais, iniciar os procedimentos para abertura da sua microempresa individual ainda hoje é possível, para isso basta:

  • Acessar o Portal empreendedor e realizar todos os procedimentos responsivos que estão no site. É bastante importante ter em mãos seus documentos pessoais como RG e CPF, além de saber exatamente quais serão as atividades exercidas pela sua empresa.

Neste exato momento, esperamos ter sanado todas suas dúvidas sobre o que é MEI, e também como é fácil realizar a abertura da sua microempresa individual MEI utilizando a internet.

Uma boa dica para acompanhar você que deseja ser MEI, é ter em mãos um sistema ERP de qualidade, pois isto poderá auxiliar você na trajetória da microempresa que acabou de ser criada.

O-que-e-MEI-6
Simplificando o funcionamento do MEI.

Todavia, unir todo o conhecimento adquirido sobre o que é MEI e um ERP de qualidade, podem ser as peças cruciais para que você saia da informalidade, venha ter todos os benefícios de um empreendedor e adquira uma ferramenta que irá acompanhar sua empresa, por todo trajeto evolutivo que ela irá sofrer no decorrer dos anos.

Então meu caro leitor, torne o conhecimento sobre o que é MEI útil para você e busque saber mais sobre o sistema ERP UpGestão, o sistema que está entregando o máximo de excelência em seu funcionamento para diversas empresas brasileiras. Dessa forma, você poderá ter todo o conhecimento que precisa sobre o MEI, além de possuir a ferramenta perfeita para dar um Up em seu negócio.

o-que-e-mei

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.