Central de atendimento

0800-020-2866

Conheça o Blog

Confira as novidades da UP Gestão

Provisionamento de despesas para controle de contas a pagar

Fazer o provisionamento de despesas e contas a pagar é algo essencial tanto para pessoas físicas quanto para empresas, pois sabendo o valor de suas dívidas e datas de pagamento, é possível se organizar melhor para que não haja contra-tempos.

Por isso, é necessário ter um local onde suas despesas estejam organizadas e anotadas de forma correta, contendo pelo menos o valor e a data de vencimento (ou prazo máximo a pagar).

(Imagem)

Quando falamos de controle de gastos, logo pensamos que isto refere-se apenas à empresas, mas não é bem assim. Na maioria das vezes, fazemos um provisionamento de despesas que conhecemos.

Mas será que elas se referem apenas às empresas? Quais são as vantagens do provisionamento para pessoas físicas?

Provisionamento de despesas e contas a pagar para pessoa física

Ao contrário do imaginado, o provisionamento de despesas e contas a pagar serve tanto para pessoas físicas quanto para as empresas. Fazer o controle de despesas e receitas ajuda a não “passar da conta” nos gastos, e a verificar quais despesas são fundamentais e quais não são.

Estas despesas fundamentais incluem contas necessárias para a sobrevivência, como, por exemplo, conta de água, energia, aluguel, comida, higiene, entre outros.

Outros gastos não fundamentais, como festa, roupas caras, carro de luxo são despesas que podemos repensar se são necessárias ou servem apenas como métrica de vaidade.

Uma dica importante, é separar gastos básicos de outros gastos. Nestes outros gastos, é importante analisar se eles estão dentro do valor de gasto esperado e verificar quais podem ser descartados ou adiados.

Outra dica importante é tentar sempre separar uma quantia por mês para ter uma poupança de emergência para possíveis contra-tempos. E a seguir, podemos ver alguns exemplos de despesas inesperadas.

Evite dívidas inesperadas

Assim como falamos antes, com o provisionamento de despesas, conseguimos identificar os gastos que são fundamentais para a nossa sobrevivência.

Assim, caso haja um aumento destes gasto, podemos ver onde conseguimos economizar. Um bom exemplo é o começo de um novo ano. É preciso verificar como serão pagos IPTU, IPVA, seguro do carro e seguro da casa.

Soma-se a isso o material escolar, matrículas do colégio, uniformes novos das crianças, curso de inglês e as suas apostilas. Também caso tenha empregados domésticos vem as férias e a conta de luz mais alta por conta do ar condicionado no verão.

Pior, não podem negligenciar a prestação da casa, o seguro de vida, pagar o plano de saúde e honrar as prestações das compras de natal.

Duas estratégias são, no mínimo, necessárias:

  • equilibrar receitas, despesas e reservas para pagamentos (se houverem)
  • não deixar que isso se repita, ou seja, provisionar as despesas para o ano seguinte.

Agora que vimos o provisionamento para pessoa física, veremos que o cenário para empresa pode mudar certos elementos, mas a essência continua.

Provisionamento para empresas

As pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que apenas 9% dos brasileiros dizem ter condições de pagar as despesas de início do ano com seus próprios rendimentos.

Considerando que 27% da população adulta brasileira é formada por empreendedores, não é difícil constatar que boa parte dos empreendedores brasileiros deixam de fazer ou não sabem como fazer o provisionamento de despesas. Isso põe em risco o cenário microeconômico e não é bom para os negócios, nem para o Brasil.

Se é importante que as famílias criem o hábito de fazer um planejamento financeiro e provisionar as despesas (em especial as maiores), mais importante ainda é que as empresas equilibrem seu fluxo de caixa, uma vez que muito mais famílias dependem da produção de riquezas pelos empreendimentos.

Não há alternativas fáceis: é preciso fazer o provisionamento de despesas

Provisionamento é o ato de planejar as despesas da empresa ao longo do ano. Portanto, é importante para tomadas de decisão e realização dos investimentos necessários para o negócio fluir com maior tranquilidade.

Não se assuste com o assunto, pois ele é mais simples do que parece. O primeiro passo, é escolher um local para anotar suas receitas e despesas.

Com isso em mente, faça um planejamento dos próximos meses de possíveis receitas e despesas recorrentes.

Após isto, adicione possíveis despesas e receitas. Marque as despesas como necessárias ou segundo plano. E pronto! Terá uma melhor visão de quais valores entrarão e quais despesas podem ser cortadas ou adiadas.

Veja como fazer o planejamento anual do orçamento do seu negócio

O orçamento é um plano que mostra como contingenciar o fluxo de receitas e despesas durante o exercício

Lembre-se sempre que o orçamento da sua empresa precisa ser alinhado ao plano de negócios e é uma ferramenta de gestão importantíssima para a gestão financeira da organização.

O orçamento não deve engessar a dinâmica da empresa, ao mesmo tempo que deve orientá-la sobre qualquer contingenciamento no fluxo de receitas e despesas.

Uma boa gestão financeira vai comparar o previsto e o realizado, contingenciar as distorções e tomar as decisões necessárias para o crescimento saudável da organização.

Portanto, um gerenciamento financeiro eficiente é fundamental para executar esses cenários.

Ganhe tempo com um gerenciador financeiro eficiente. Com o sistema UpGestão , o controle do fluxo de caixa permite uma visão segura sobre o momento financeiro da empresa, e enriquece as projeções sobre os possíveis cenários demonstrados no orçamento da organização.

Com o UpGestão você garante resultados adequados ao nível de exigência do mercado. Experimente agora mesmo e veja como é simples e fácil.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

pesquisar no blog

Acompanhe nosso blog

Receba novidades, artigos e saiba tudo da UPGestão. Inscreva-se em nossa newsletter.

CONTEÚDOS ESPECIAIS PARA VOCÊ

Posts Relacionados

Venha ser Parceiro da UpGestão

O UpGestão é um sistema de gestão ERP online que abrange todas as necessidades de administração do negócio de forma simples, prática e segura.

Muitas empresas buscam uma solução para conduzir o presente com eficiência e construir o futuro com confiança.

Venha fazer parte de uma parceria vencedora que elas estão esperando!

Marque uma reunião sem compromisso pelo telefone/whatsapp