Quais os tipos de empreendedores? Conheça os principais

tipos de empreendedores

No mundo corporativo existem diversos tipos de empreendedores, e isso ocorre pela maneira que cada empreendedor procura solucionar os problemas que seu negócio enfrenta neste exato momento.

Podem existir diversos estilos e maneiras de empreender, mas uma coisa é certa e não muda: a perseverança e o comprometimento. Cada pessoa que decide empreender, necessita ter em seu currículo essas duas skills para o negócio realmente fluir, e finalmente sair do papel.

Então, se está decidido a ter o seu próprio empreendimento é necessário conhecer a fundo cada um dos diversos tipos de empreendedores para saber exatamente em qual categoria você se encaixa. Vamos começar?

Importância de conhecer os tipos de empreendedores

Podemos dizer que os tipos de empreendedores são o perfil que cada pessoa que decide empreender consegue se identificar mais. Ao falar isso, é possível notar que cada um dos empreendedores de sucesso persistiram sem pestanejar e, hoje, possuem em seu currículo diversas empresas de sucesso atualmente no mercado.

Basicamente a maioria dessas empresas nasceu do zero, e com poucos recursos para se manter, mas através de estratégias únicas criadas pelo tipo de empreendedor por trás de cada uma delas, foi possível que se desenvolvessem. Dessa maneira, cresceram exponencialmente para estar no mercado hoje com renome e bastante sucesso em sua história.

Cada um desses empreendedores que conseguiram criar sua empresa do zero e deram um Up até o limite, conheciam bem os tipos de empreendedores e sabiam em qual categoria eles pertenciam. Exatamente por esse motivo, pode ser notada a importância de conhecer cada uma das categorias, para assim ver em qual você pertence, e dessa forma conhecer todos os seus limites como empreendedor para superá-los e crescer juntamente do seu negócio.

tipos de empreendedores
Conhecendo mais sobre os tipos de empreendedor.

Principais empreendedores no mercado

Logo após ser visto como é importante conhecer os tipos de empreendedores no mercado, vamos entender cada uma das principais categorias dos perfis empreendedores brasileiros. Então continue lendo e não perca nenhum detalhe, para que assim consiga descobrir em qual perfil você se encaixa.

Um tipo de empreendedor diferente: Social

Esse perfil empreendedor é aquele que busca realizar mudanças ao seu redor e no mundo através da empresa. Com sua grande paixão e sua motivação, esse perfil busca estruturar um legado para influenciar as próximas gerações a lutarem pela mesma causa no futuro.

Como não é possível realizar muitas mudanças sem possuir verbas, esse estilo de empreendedor busca também levantar fundos através do engajamento de diversas startups e empresas que carregam um potencial evolutivo muito alto e bastante tecnologia como sua aliada.

Um belo exemplo de empreendedor social, é a Adriana Barbosa. Uma brasileira que criou uma plataforma que busca proporcionar ao empreendedorismo negro mais chances de conseguirem se engajar, isso tudo através de cursos profissionalizantes e experiências entre empreendedores.

Aquele empreendedor que acabou de se formalizar: Individual

O empreendedor individual, é aquele que saiu da informalidade e trouxe a formalização do seu negócio para o mercado. Através desse tipo de empreendedorismo individual, o empreendedor ainda não sabe de todo o potencial que seu negócio possui para crescer, então, neste instante, busca maneiras de alavancar sua empresa tanto no âmbito digital quanto fisicamente.

Um tipo de empreendedor nenhum pouco recomendado: Informal

Entre os principais tipos de empreendedores, o informal é aquele que não possui nenhuma recomendação por conta de todos os riscos que essa maneira de empreender carrega. Além deste tipo de empreendimento ser por necessidade.

Todos os recursos obtidos através da informalidade são direcionados às contas da casa e, neste caso, o potencial evolutivo é bastante baixo. Afinal, com quase nenhuma verba direcionada ao negócio, e pouco planejamento, as chances desse empreendimento crescer são baixas relacionadas às outras formas de empreender.

tipos de empreendedores
Um exemplo de empreendedor informal.

O melhor tipo de empreendedor

Podem ser categorizados como os melhores tipos de empreendedores, aqueles que conseguem entender a sua necessidade atual e reverter quaisquer situações que coloquem seu negócio em risco.

Para ser considerado um empresário de qualidade, existem diversos pontos que precisam ser observados. Porém, em resumo, o perfil ideal para você é aquele com que mais se identificou. E como foi mencionado anteriormente neste artigo, a maioria das empresas iniciam no mercado com pouco dinheiro e apenas com o próprio empresário no comando para dar tudo certo.

Mas isso mudou recentemente. Afinal, com o surgimento dos ERPs, as chances do empreendimento se ajustar e trazer mais positividade e chances de crescimento, aumentaram.

Um sistema ERP de qualidade, é a ferramenta que está por trás de diversos empreendedores de sucesso. Afinal de contas, esse software consegue proporcionar uma alta gama de recursos que são capazes de facilitar o empreendimento.

Seja na agilidade para cadastrar novos clientes, ou até mesmo no sistema organizacional de estoques, esse software consegue proporcionar milagres para o negócio.

Então, se você conseguiu se identificar com algum dos principais tipos de empreendedores e está buscando trazer mais eficiência para o seu negócio, não deixe de ver mais sobre o sistema da UpGestão que está dominando o mercado, e dê um Up em seu negócio.

tipos-de-empreendedores

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.