Desvantagens do MEI: Vale a pena?

desvantagens-do-MEI-2

Como o microempreendedorismo individual está conquistando os brasileiros com todas as vantagens que um MEI possui, milhares de pessoas estão buscando ver também o outro lado do microempreendedorismo individual ao procurar pelas desvantagens do MEI.

Será que o MEI realmente possui desvantagens? Ou será que isso é algo apenas para assustar o brasileiro que está buscando formalizar o seu negócio, e adquirir diversos benefícios que possam ajudar seu empreendimento a alcançar reconhecimento?

Neste artigo completo sobre o assunto, iremos ver todos os detalhes sobre isso e, finalmente, sanar todas as dúvidas que possam aparecer futuramente quanto a este assunto. Portanto, meu caro leitor, vamos começar?

Conhecendo de perto as desvantagens do MEI

Antes de mais nada, falar que o MEI possui algumas desvantagens não é algo totalmente certo, afinal o que o MEI possui, na verdade, são algumas limitações.

Essas limitações que podem até se enquadrar como desvantagens do MEI, podem interferir em diversos aspectos na vida do microempreendedor individual. Em seguida iremos conferir de perto cada uma dessas desvantagens presentes no microempreendedorismo individual, para que assim tudo fique mais claro.

Aposentadoria com certas limitações é um problema

Como todo MEI sabe, realizar a contribuição do INSS através da guia DAS, dá acesso a famosa aposentadoria futuramente, mas quem é MEI não consegue se aposentar por tempo de serviço. 

Então, é necessário aguardar até atingir a idade mínima que é decidida pela Previdência Social. Outra limitação presente na aposentadoria MEI, é que por conta da arrecadação ser feita por 5% do salário mínimo, o aposentado através do MEI não receberá mais do que um salário. 

Logo, para conseguir complementar a renda futuramente, o contribuinte deve pagar separadamente a contribuição por conta.

Essa primeira limitação, que pode ser considerada uma das desvantagens do MEI, como pôde ser visto, é algo que pode ser resolvido caso o contribuinte pague separadamente o INSS por conta própria.

desvantagens-do-MEI-3
Dê olho nas desvantagens do microempreendedor individual.

Ausência de seguro desemprego é uma das desvantagens do MEI

Algo que sem dúvidas auxilia bastante o trabalhador CLT, é o seguro desemprego que pode ser acionado caso o vínculo empregatício venha a ser finalizado por parte do contratante. Porém, o MEI não pode contar com isso! Afinal, ele precisa estar ciente que não terá um vínculo empregatício com nenhuma empresa. 

O trabalho MEI geralmente acontece através da prestação de serviços, por isso não há nenhum vínculo além de um acordo de trabalho, ou contrato que o MEI pode solicitar para realizar os serviços para a empresa.

Tendo noção disso, também é possível ter o discernimento de saber que ao realizar a quebra de contrato, o MEI não poderá acionar o seguro desemprego para ter uma certa estabilidade até fornecer trabalho para outra empresa.

Um limite para o faturamento anual

Essa é uma das desvantagens do MEI, afinal, conforme a empresa do MEI começa a crescer, ele precisará arcar com mais custos e burocracias. O limite de faturamento anual do MEI não pode de maneira alguma ultrapassar o montante de 81 mil reais.

Caso o microempreendedor individual venha a receber mais do que esse valor, a microempresa dele irá subir de nível, não se enquadrando mais na categoria de Simples Nacional, por isso, ele precisará arcar com todos os custos da nova modalidade que a empresa acabou de atingir.

Pode possuir apenas um funcionário

Possuir apenas um funcionário pode parecer uma das grandes desvantagens do MEI, mas devemos ressaltar que esse número, segundo o órgão que rege as regras do MEI, é suficiente para o empreendedor conseguir expandir sua empresa, e conforme ela for crescendo, será necessário realizar mais contratos e, para isso, a pessoa precisará mudar a categoria do negócio e sair do MEI. 

desvantagens-do-MEI
Um funcionário MEI.

Sócios nem pensar para o MEI

Como a própria modalidade sugere, o MEI é um microempreendedor individual, então ter sócios irá contra os princípios desta modalidade. Logo, fazer sociedade com o CNPJ MEI não é permitido por lei. 

Para conseguir realizar sociedade com alguém, é necessário encerrar o MEI e buscar outras modalidades que permitam ter a sociedade inclusa nas regras.

Bastante burocracia para emitir notas fiscais

Uma das mais importantes desvantagens do MEI que é preciso estar de olho, é na burocracia para conseguir o alvará para emissão de notas fiscais.

Assim que o MEI abre sua inscrição é gerado o CNPJ do microempreendedor individual, mas para conseguir emitir notas fiscais, existe uma certa burocracia a mais, pois precisará de alvará da prefeitura do município onde foi aberto o CNPJ.

Essas desvantagens do MEI podem, em sua grande maioria, ser resolvidas. Por esse motivo que elas não são classificadas totalmente como desvantagens, mas como limitações para o modelo de empreendedorismo. 

Se você acabou de se tornar MEI, possuímos uma excelente dica para você. Os sistemas ERP estão cada vez mais ganhando notoriedade no ambiente corporativo, e possuir um em seu micro negócio, pode agregar bastante valor a ele, pois irá auxiliar em todas as partes burocráticas que o empreendimento possui.

Logo, meu querido leitor, agora que você já conhece as desvantagens do MEI, se você quiser saber mais sobre o sistema da UpGestão que é capaz de dar um Up em seu negócio, não deixe de clicar abaixo e realizar um teste grátis.

desvantagens-do-MEI

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.