O DRE é um demonstrativo que está despertando a curiosidade de diversos líderes empresariais por conseguir proporcionar ao empreendedor uma visão mais ampla sobre o seu negócio. Por conta disso, cada vez mais empresários de todos os tipos de negócios estão buscando conhecer mais sobre o que analisar em um DRE.
No artigo de hoje, trouxemos os principais pontos que devem ser analisados, e também como realizar essa análise de maneira simples, completa e prática. Além, é claro, de fornecermos uma dica infalível para criar o seu DRE facilmente. Então, continue a leitura e confira todos os detalhes no decorrer deste artigo completo sobre o que analisar em um DRE.
Entendendo o que é DRE e sua função
Antes de prosseguirmos o assunto sobre o que analisar em um DRE, devemos esclarecer o que é um DRE. Essa sigla, é a abreviação para Demonstração do Resultado do Exercício, e esse relatório que possui todas as informações contábeis da empr
esa até um certo período, consegue trazer à tona se a empresa está possuindo lucros ou prejuízos com a atual gestão da companhia.
Realizar esse relatório, na teoria, pode parecer fácil, mas existe uma certa complexidade em realizá-lo em mão livre. Por isso, muitos empreendedores estão em busca de maneiras otimizadas para realizar a demonstração com maestria e assertividade nas informações.
Uma maneira rápida, simples e prática de fazer esse relatório, é através de um sistema ERP de qualidade que guarda todas as informações do empreendimento e pode fazer o demonstrativo em questão de minutos. Futuramente, iremos abordar um pouco mais sobre esse tema, então fique ligado.
Para entender a função do DRE nas atuais empresas, é necessário pensar um pouco fora da caixa. Afinal de contas, esse relatório é obrigatório, e muitas empresas o fazem apenas por fazer.
Mas há um tempo atrás, alguns empresários conseguiram entender a real função deste demonstrativo e, desde então, vem utilizando esse relatório como uma ferramenta para manter as finanças do negócio nos trilhos.
O que deve constar no DRE
Antes de vermos o que analisar em um DRE, primeiro devemos saber o que deve constar nesse demonstrativo, não é mesmo? Por esse relatório ser inteiramente composto pelos dados resumidos da empresa, ele pode ser utilizado para melhorar o funcionamento do negócio. Então, saber exatamente quais dados devem estar presentes no relatório é extremamente importante para que essa finalidade possa ocorrer.
Logo abaixo, será possível ver detalhadamente cada uma das informações que devem estar em um relatório DRE completo:
- Deduções e impostos;
- Lucro líquido;
- Receita operacional líquida;
- Receita operacional bruta;
- Lucro Bruto;
- Despesas com produtos e serviços;
- Despesas fixas;
- Impostos pagos para o imposto de renda e contribuição social;
- Lucro bruto antes dos impostos.
Essas informações que devem constar no DRE, podem ser encontradas facilmente dependendo do software ERP contratado pela sua empresa. Então, agora que já sabemos o que deve constar no DRE, devemos aprender um pouco sobre o que analisar em um DRE e também como ler o demonstrativo.
Como ler o demonstrativo facilmente
Agora chegou a hora de ver como ler o demonstrativo, para logo após, entrarmos juntos no assunto sobre o que analisar em um DRE. Para você ler o demonstrativo, vai ser necessário ter um breve conhecimento sobre contabilidade, para entender o que cada item listado no documento representa. Existem duas maneiras para ler com precisão o que o demonstrativo traz à tona, essas leituras são chamadas de análise horizontal e análise vertical.
Entendendo melhor a análise horizontal
Essa análise possui como base todas as informações no decorrer do tempo, então, em outras palavras, ela deixa nítida a evolução dos saldos do negócio, e os compara com os dados obtidos ao longo dos anos.
Análise vertical
Já a análise vertical é a totalidade do saldo contábil da empresa. Neste método de análise, é deixado em evidência o porcentual de cada elemento do DRE. Então, através desses dados, é possível confrontar a evolução que a empresa obteve com relação ao ano interior.
O que analisar em um DRE
Após vermos como ler, chegamos finalmente na parte que interessa: o que analisar em um DRE. E o primeiro item que devemos analisar no demonstrativo, é se a empresa está possuindo lucros ou prejuízos no decorrer dos anos e na atual gestão.
Ver também se esses dados são positivos, e se estão se mantendo em uma constância, é primordial, além de verificar por quanto tempo esses números estão se mantendo, para ver se a atual estratégia está trazendo os resultados desejados.
O que analisar em um DRE é algo que dependerá das necessidades de cada empresa, então, as únicas dicas que podemos trazer sobre isso, são essas que estão presentes logo acima.
No decorrer deste artigo conseguimos observar o que analisar em um DRE e também como ler o demonstrativo facilmente. Porém, se você estiver tendo problemas na criação dele, podemos oferecer uma solução através do nosso sistema UpGestão. Através dele, a criação do DRE pode ser feita facilmente, e se você quer saber mais sobre como fazer o DRE através deste software, clique aqui!