O que fazer com o resultado do DRE?

resultao-do-DRE

Uma dúvida que diversos empreendedores iniciantes têm agora no fim do ano, é como fazer o demonstrativo anual DRE, e juntamente com essa dúvida surge outra pergunta, que é: o que fazer com o resultado do DRE?

E para ajudá-lo a usar os valores presentes no documento da melhor maneira possível, hoje iremos abordar este assunto.

Será possível observar ao decorrer deste artigo, muitas informações úteis sobre o que fazer com o resultado do DRE, além de também vermos o quão importante esse documento é para nosso empreendimento. Vamos lá?

DRE e sua importância

O DRE possui a capacidade de trazer para o empreendedor todos os dados obtidos na contabilidade da empresa por um certo período. Então, melhor dizendo, este demonstrativo pode resumir todas as operações financeiras que foram realizadas dentro da empresa, e o melhor é que pode ser feito através de apenas um documento.

Além disso, esse demonstrativo irá revelar nitidamente se a empresa obteve o seu tão desejado lucro, ou se algo não saiu como o esperado durante o período que foi analisado.

Estima-se que, atualmente, esse demonstrativo seja um dos principais guias para todo empreendedor que deseja estar antenado na saúde financeira do seu negócio, então saber exatamente como utilizar este relatório para conseguir transformar sua empresa e atingir suas metas, é extremamente importante. Então, a seguir será possível observar diversas maneiras de utilizar o resultado do DRE com maestria, visando a melhora na gestão do seu negócio.

resultado-do-dre-2
Conhecendo a importância do DRE.

DRE pode ser feito mais de uma vez por ano

Uma outra dúvida que assola diversos empreendedores, é sobre a quantidade de vezes que o demonstrativo pode ser feito durante o ano. E para responder rapidamente e não sairmos do foco do artigo, a resposta para essa pergunta é que nada impede o empreendedor de fazer o documento mensalmente.

A única obrigatoriedade presente neste documento é que, anualmente, sejam divulgados os resultados, porém isso também irá depender de como sua empresa funciona, porque não são todas as empresas que possuem essa obrigatoriedade.

O que fazer com o resultado do DRE

Após vermos rapidamente como o DRE é importante, e também como esse relatório pode ajudar na saúde financeira do empreendimento, não é novidade alguma abordarmos mais sobre esse assunto. Afinal, o intuito deste artigo é ajudá-lo a utilizar esse demonstrativo da melhor forma e para isso, você precisa conhecer todas as possibilidades, não é mesmo?

Utilizar o DRE para criação de estratégias

A criação de estratégias é indispensável em uma empresa. Até porque, é somente através de estratégias funcionais que uma empresa consegue se erguer e alcançar o topo. Então, utilizar do resultado do DRE, que traz um relatório completo sobre as finanças do negócio, para a criação de uma estratégia visando melhorar os lucros, pode ser a “jogada de mestre” que sua empresa estava precisando para alavancar as vendas, ou até mesmo atingir metas maiores nos próximos meses.

Os resultados obtidos através do DRE podem ajudar a encontrar falhas

Com o resultado do DRE é possível encontrar falhas em seu negócio! Como o demonstrativo aborda todos os dados da empresa de um certo período, é possível encontrar quais setores estão trazendo prejuízos para a empresa. Seja por quebra de ferramentas, ou por poucas vendas, será possível identificar cada uma dessas falhas e, através disso, você poderá pensar e encontrar a melhor maneira de resolver isso antes que o problema em questão comece a afetar ainda mais a questão financeira do seu negócio.

Reduzir os gastos também é possível

Nenhum estabelecimento ou empresa está livre de ter gastos. Por exemplo, podemos comprar um produto específico para a limpeza, porém por algum motivo não utilizamos esse produto para essa finalidade.

Certamente esse produto ficará parado e sem utilidade, e isso, no caso, seria um gasto, e quem arca com o prejuízo do valor gasto neste produto, é o bolso da sua empresa. Isso foi apenas um exemplo, porém em muitas empresas esse tipo de acontecimento é rotineiro e, muitas vezes, os gestores não possuem ideia por conta de não realizar o DRE periodicamente, e ver como estão indo as finanças do negócio.

Por isso, é bastante importante realizá-lo a maior quantidade de vezes possível durante o ano. Dessa forma, será possível reduzir drasticamente todos os gastos que seu negócio possui atualmente ao analisar o resultado do DRE.

Resultado-do-DRE-3
Reduzindo gastos com o DRE.

Uma dica para realizar o DRE rapidamente

Agora que você possui o conhecimento necessário para utilizar o resultado do DRE da melhor maneira possível, não deixe de conferir como fazer esse relatório da maneira mais simples, prática e fácil, através do nosso sistema UpGestão!

Muitas empresas deixam de lado a ideia de realizar esse demonstrativo periodicamente devido a sua dificuldade e complexidade. Porém, através do sistema que estamos apresentando a você, realizar o DRE será uma “brincadeira de criança”, e você poderá ter o benefício de possuir o resultado do DRE todos os meses facilmente.

Clique aqui e confira mais sobre o sistema que vem conquistando o mercado por proporcionar grande eficiência em todas as áreas do seu negócio, inclusive na criação do DRE.

balanco-patrimonial-e-DRE-1

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.