Uma das vantagens de aderir a modalidade de microempreendedor individual é ter o CNPJ MEI em mãos e, com isso, conseguir proporcionar aos clientes mais confiança no trabalho por conta da emissão de nota fiscal, e por sua empresa estar formalizada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
Mas são apenas esses motivos que levam o trabalhador informal a aderir ao microempreendedorismo individual? Hoje iremos falar sobre como obter o CNPJ MEI, e também alguns dos benefícios que podem ser desbloqueados quando você conseguir o CNPJ da sua microempresa individual. Você está preparado? Então, vamos começar.
CNPJ MEI: conhecendo melhor
Todo empreendedor precisa saber o que é CNPJ. Afinal, os números disponibilizados no CNPJ de uma empresa é algo muito valioso.
Esses números são únicos, e cada empresa registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica possui um.
Podemos dizer que o CNPJ é a identificação da sua empresa e, com ele, você pode fazer diversas coisas, como abrir uma Conta PJ destinada apenas aos lucros da empresa, por exemplo. Em outras palavras, meu querido leitor, o CNPJ funciona como o RG e CPF de pessoa física.
Então o CNPJ MEI diz respeito ao microempreendedor individual, ele é a modalidade ideal de empresa para quem está iniciando no universo do empreendedorismo.
Obviamente, o CNPJ MEI é limitado, e quando comparado às outras modalidades de empreendimento isto fica aparente, mas em compensação, os valores tributários obrigatórios para o MEI são extremamente baixos, diferente dos impostos pagos nas outras modalidades.
Para você entender perfeitamente os CNPJ, a seguir, estão listados todos os tipos existentes em território nacional, portanto confira detalhadamente:
- ME – Microempresa;
- LTDA – Sociedade de responsabilidade Limitada;
- S.A – Sociedade Anônima;
- MEI – Microempreendedor Individual;
- EPP – Empresa de Pequeno Porte.
Como pôde ser visto, cada CNPJ é destinado para uma empresa, desde as microempresas, até mesmo a uma sociedade de responsabilidade limitada.
A lista de benefícios do MEI é um tanto quanto ampla, por isso, cada vez mais os brasileiros estão buscando se formalizar como um MEI.
Entre os principais benefícios, os que se destacam são:
- Linhas de crédito facilitadas;
- Salário Maternidade;
- Tributação baixa;
- Emissão de notas fiscais;
- Auxílio doença;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte para a família.
Analisando todos os benefícios que o CNPJ MEI pode trazer para o trabalhador informal, fica fácil entender os motivos que estão levando cada vez mais brasileiros a aderirem a formalidade de seu negócio, não é mesmo? Então, a seguir será possível conferir de perto quais são os passos para conseguir se tornar um microempreendedor individual ainda hoje.
Como abrir um CNPJ
Para saber como obter um CNPJ MEI, será necessário seguir todos os passos que serão mostrados a seguir, portanto, se houver algum ponto que tiver dúvidas, recomendamos que você anote para não ter erro no momento de obter o CNPJ.
Primeiro passo
Para conseguir ter o CNPJ MEI, será necessário escolher essa opção no momento de escolha do porte da empresa. Devemos ressaltar que o processo de abertura é feito totalmente online no site do Governo Federal. Para se tornar MEI e conseguir o CNPJ, você deve atender a todos os requisitos que podem ser encontrados em nosso artigo sobre o empreendedor individual.
Segundo passo: defina a área de atuação e como a empresa irá trabalhar
Conforme você for avançando pelo cadastro do MEI, será necessário destacar quais são as áreas de atuação da sua empresa. É importante dizer se a empresa irá atuar em lugar físico ou somente internet. Antes de prosseguir para os próximos passos, certifique-se de ter em mãos todos seus documentos, inclusive título de eleitor e informe de rendimento do imposto de renda(se tiver), você irá precisar.
Emita seu certificado de condição de Microempreendedor
O CCMEI, é o certificado de condição do Microempreendedor individual, e para exercer suas atividades é importante ter o certificado em mãos, devemos ressaltar que a abertura do MEI é totalmente simplificada e gratuita podendo ser feita por qualquer pessoa que deseja iniciar seu mundo no universo empreendedor.
Portanto, ao finalizar seu cadastro seu CNPJ MEI já estará funcionando, mas tem uma outra etapa que precisará ser feita para conseguir emitir nota fiscal.
Dependendo do lugar que residir, você precisará ir à prefeitura municipal do seu município e registrar sua empresa lá também! O processo é um tanto demorado, mas em uma semana no máximo, você poderá começar a emitir NF pelos serviços prestados e pelos produtos vendidos em sua nova empresa da modalidade MEI.
Facilidade para o Microempreendedor individual
Agora que você já fez os processos listados acima, e possui seu CNPJ MEI, devemos falar sobre um sistema ERP indispensável e que certamente irá agregar bastante valor para seu empreendimento.
Você já ouviu falar de um sistema de qualidade que consegue dar um Up em toda a gestão do seu negócio? Então, com um sistema desses você consegue gerir melhor os dados dos seus clientes, ter um controle de todas as informações sobre a empresa para futuras criações de DRE, estratégias e muito mais. Por isso, realize seu teste grátis ainda hoje clicando logo abaixo!