Como se tornar MEI: Passo a passo

Como-se-tornar-MEI-3

O brasileiro que está buscando sair da informalidade precisa ter conhecimento sobre todos os procedimentos para conseguir se tornar MEI, então, este artigo contendo o passo a passo sobre como se tornar MEI, será bastante útil.

Por conta dos benefícios presentes nesta modalidade de empreendimento, diversos trabalhadores autônomos que antes eram informais, estão aderindo a esse estilo de trabalho e, consequentemente, tendo um CNPJ para conseguir passar mais segurança para seus clientes, ao oferecer a emissão de nota fiscal pelos serviços prestados.

Enfim, meu caro leitor, saber como se tornar MEI, vai ajudar bastante o negócio a crescer e, futuramente, se tornar uma empresa maior, vindo a sair da microempresa que o MEI oferece.

Entendendo melhor o MEI

Antes de sabermos como se tornar MEI, precisamos entender melhor o que é o microempreendedorismo individual e, para isso, trouxemos uma breve explicação para não tomar muito do seu tempo, e também não sair do real intuito do artigo que é ensinar você a virar MEI.

O MEI é um estilo bastante simplificado de empresa, e seu intuito é realmente tirar os trabalhadores brasileiros da informalidade. Portanto, seu principal objetivo é oferecer benefícios que tornem mais atrativo o ato de formalizar a empresa. 

Logo, nesse modelo de trabalho, ter acesso a linhas de crédito, salário maternidade e até mesmo aposentadoria, encoraja cada vez mais o brasileiro a se tornar um microempreendedor.

Vale ressaltar que além desses benefícios citados, existe também o CNPJ MEI, que consegue trazer ainda mais facilidades para o trabalhador autônomo que presta serviços para outras pessoas ou empresas. 

O Microempreendedorismo individual está presente em território nacional desde 2009, mas com as recentes mudanças que ocorreram neste modelo de empresa simplificada nos últimos anos, esse movimento começou a finalmente ganhar força em solo brasileiro.

Após todas as informações acima, agora você está realmente pronto para saber como se tornar MEI. Então, vamos conferir os passos para que você inicie sua carreira como MEI ainda hoje?

Como se tornar MEI

Devemos dizer que quando esse passo a passo sobre como se tornar MEI estiver finalizado, você finalmente estará registrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (possuirá um CNPJ). O MEI paga seus tributos através do pagamento da DASMEI, portanto manter o pagamento mensalmente deste documento é extremamente necessário.

Como-se-tornar-MEI-2
Finalizando os passos para se tornar MEI.

Primeiro passo: atender aos requisitos do MEI

Para conseguir se tornar MEI, é preciso atender a alguns requisitos e eles são:

  • Não possuir sociedade;
  • Faturar no máximo R$ 81.000 anualmente;
  • Exercer uma ou mais atividades que estão no MEI, nesta etapa a pessoa que está se tornando MEI, poderá registrar sua ocupação principal e outras 15 que serão secundárias.

Esses passos são extremamente fáceis de serem atendidos, mas devemos avisar que se você começar a faturar mais do que R$81.000 mensais ou precisar de sociedade, deixará de se enquadrar nos requisitos MEI e precisará fechar sua empresa MEI e abrir outra em uma nova modalidade.

Conta GOV e preenchimento de dados

O segundo passo sobre como se tornar MEI é bastante simples, você precisará acessar o site do Governo Federal, realizar seu cadastro e, logo após, ir no Portal do Empreendedor, buscar pela função “serviço de formalização do MEI”, e depois em “Quero Ser”.

Como-se-tornar-MEI
Site do Governo Federal.

Após fazer isso, você precisará informar os dados da sua conta que acabou de criar e autorizar o Portal do Empreendedor a ter acesso aos seus dados. 

A seguir, será necessário informar o número do recibo da declaração de imposto de renda (se tiver), ou do seu título de eleitor e número de telefone, assim que informar, chegará um código SMS.

Finalização da abertura

Após ter realizado os passos anteriores sobre como se tornar MEI, será necessário finalizar o cadastro. Para isso, será necessário informar um nome fantasia que sua microempresa individual terá e também selecionar todas as atividades que ela irá exercer.

Nesta etapa será preciso informar como ela irá atuar, se possui um endereço comercial, e também se ela funciona através da internet. A seguir informe o CEP residencial e o endereço onde a empresa irá funcionar.

Depois de todos esses passos, será necessário apenas emitir o certificado de condição do MEI (CCMEI), e dessa forma, a abertura do MEI estará finalizada.

Uma dica extra para o MEI

Agora que você já sabe como se tornar MEI através desse passo a passo simples, trouxemos uma dica bastante útil para você e sua microempresa.

Estamos falando do sistema ERP da UpGestão, um sistema completo capaz de auxiliar em todas as atividades que o empreendedor individual possui.

Sendo assim, meu caro leitor, se você quer dar um Up em seu empreendimento logo no início de sua vida útil, não deixe de conferir mais sobre o sistema ERP disponibilizado por nós da UpGestão. Clique abaixo e realize seu cadastro ainda hoje, para fazer um teste grátis deste sistema que está conquistando todo o mercado brasileiro!

Como-se-tornar-MEI

Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Comente!

Categorias

Categorias

Artigos Relacionados

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.